Luto: Morre aos 95 anos o ator José Santa Cruz, Jojoca do Zorra e dublador do Magneto

Morre aos 95 anos José Santa Cruz, dublador de Dino e Magneto – Créditos da foto: Reprodução/Instagram

Morreu nesta sexta-feira (26) o ator, humorista e radialista José Santa Cruz, aos 95 anos. Ele também era considerado um dos maiores dubladores brasileiros.

Ao longe de sua carreira, passou por programas como A Praça é Nossa e Zorra Total. Como dublador, deu voz a Dino da Silva Sauro, da “Família Dinossauros”; Magneto, de “X-Men”; Hagrid, de “Harry Potter”; Sr. Omar, de “Todo Mundo Odeio o Chris”, além de muitos outros.

Nascido em 1929, em Picuí, na Paraíba, Cruz começou a trabalhar na rádio Tabajara, migrando para outras rádios até chegar na TV Tupi Rio, em 1963, onde interpretou Jojoca no programa A, E, I, O… Urca.

Em 1973, entrou para o estúdio de dublagem Herbert Richers. Ainda na televisão, atuou na novela “Espelho da Vida” (2019), além de fazer parte do Zorra (2020), programa humorístico reformulado da TV Globo.

Além da carreira de sucesso, José Santa Cruz manteve um casamento de 72 anos com Ivane Maria Mendes, falecida neste ano. Ao longo da união, o casal teve três filhos, Elaine MariaEliane Maria e Eduardo Luiz, que também já estão mortos. O artista deixa cinco netos e quatro bisnetos.

CNN Brasil

Casa Durval Paiva
JM_Variedades_Movel
AnuncieAqui_Movel
EliasRaioX
Almoçando com Musicas
CX_Radios_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Guedes-Motos
LBV_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
HSHOT_500
Radio_Box_Fixo
Sao_Joao_Monsenhor
Eduardo-Auto-Pecas
Anuncie Aqui
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
SindSerg_Lateral
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera
Radios_Online_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Ediuny_Oliveira_Live
JM-VARIEDADES
App
Show da Manha
RadiosNet_Fixo