O desembargador Ibanez Monteiro foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) para o biênio 2025-2026. A sessão de eleição da nova diretoria aconteceu nesta quarta-feira (6).
A eleição também elegeu os cargos de vice-presidência e corregedor-geral de Justiça, que serão respectivamente ocupados por Berenice Capuxu e Sandra Elali.
Além disso, também foram eleitos o desembargador Saraiva Sobrinho para a função de ouvidor do Tribunal de Justiça e os desembargadores Amílcar Maia, Cornélio Alves e João Rebouças para a direção da Escola de Magistratura (ESMARN), a Coordenação dos Juizados Especiais e Turmas de Uniformização e Jurisprudência e a direção da Revista do Poder Judiciário (REPOJURN).
A sessão ocorreu de forma rápida, com os votos sendo proferidos de maneira unanime para o preenchimento dos cargos.
“Temos a consciência do quanto precisamos dos colegas. A Presidência depende disso. Resisti o quanto pude a essa indicação dos demais desembargadores, mas estou grato pela confiança nos próximos dois anos que toda Corte depositou”, disse o novo presidente.
Quem é o novo presidente do TJRN?
O desembargador Ibanez Monteiro é natural de Santana do Matos, sendo juiz de Direito desde 5 de janeiro de 1985.
Atuou como juiz do TRE/RN em entre 2002 e 2004. Foi corregedor regional eleitoral nos anos de 2016 a 2018 e vice-diretor da Escola de Magistratura – ESMARN em diversos períodos.
Publicou o livro “Sentença Transitada em julgado que Contraria Dispositivo Constitucional – Validade e Eficácia (Trabalho de conclusão do Curso de Especialização)”.
O novo gestor é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (1978-1982), com Especialização em Direito e Cidadania pela mesma instituição (1997-1998).
No atual biênio, ocupa a função de presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Portal G1