Juridico: TSE remove 334 postagens das redes sociais sobre presidenciáveis

Foto reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a exclusão de pelo menos 334 publicações em redes sociais, alegando veiculação de conteúdos falsos, desde o início da pré-campanha neste ano. Levantamento feito pelo Estadão mostra que decisões de ministros da Corte ordenaram a retirada de conteúdo de plataformas digitais como Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, WhatsApp, Tiktok, Kwai e Gettr, este último popular entre adeptos de ideologias de extrema direita por não conter ferramentas de moderação de conteúdo.

No total, foram emitidas 43 decisões que têm como principal alvo publicações feitas pela campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e por seus aliados na disputa eleitoral.

Algumas decisões do TSE contendo ordens de remoção de conteúdo têm sido questionadas por entidades da sociedade civil por, segundo elas, intervir excessivamente na seara política e na liberdade de expressão. Recentemente, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenaram a decisão da Corte que determinou a retirada de 31 publicações que associavam o candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.

Na lista das remoções está um post do jornal paranaense Gazeta do Povo. A ANJ chegou a classificar a medida do tribunal como “censura” e a Abraji afirmou que não é saudável para a democracia colocar “o Judiciário na posição de decidir sobre o que um veículo jornalístico pode ou não publicar”.

Em outro caso, a Corte Eleitoral determinou que o site de notícias O Antagonista removesse um texto no qual Lula era acusado de ter ligação com o traficante Marcola, que atua como chefe da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC)

Estadão

Leia também:

DN_Service_Movel
Mercadinho Deus Proverá
Optica_Emporio
OpticaEmporio
Banner 87
Radio_Box_Fixo
Show da Manha
MercadinhoDeusProvera
Cartão
DN_Servicos_Fixo_2
Eduardo-Auto-Pecas
CX_Radios_Fixo
JM-VARIEDADES
Ediuny_Oliveira_Live
Anuncie Aqui
Copiadora-Miranda_Banner_B
RadiosNet_Fixo
Drogaria Betesta
Radios_Online_Fixo
HSHOT_500
App
MiniprecoFixo
JM Variedades_Niver_1
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Guedes-Motos