Juridico: Ida do ministro Luiz Fux para 2ª Turma visa mexer em inelegibilidade de Bolsonaro

Créditos da foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil / Ministro do STF votou pela absolvição de 5 aliados do ex-presidente.

O ministro Luiz Fux parece mesmo estar disposto a protagonizar uma manobra de forte conotação política ao pedir transferência da 1ª para a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), num movimento que pode abrir espaço para beneficiar diretamente Jair Bolsonaro (PL) em seu recurso contra a inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), embora a tarefa não seja nada simples.

Em 2023, o TSE declarou Bolsonaro inelegível por oito anos por abuso de poder político e uso indevido do Palácio da Alvorada durante uma reunião com embaixadores, na qual o então presidente atacou, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro. O ex-mandatário recorreu ao STF, e o processo, que inicialmente esteve com o ministro Cristiano Zanin, que se declarou impedido, foi redistribuído em maio de 2024 e caiu nas mãos de Fux.

📲 Clique e siga o nosso Canal de Noticias “ Blog Guamaré News” no WhatsApp

Agora, Fux solicita ao presidente do STF, Edson Fachin, para ser transferido à 2ª Turma, composta por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Fachin, André Mendonça e Nunes Marques, estes dois últimos, notórios bolsonaristas subservientes ao ex-presidente. Caso o pedido seja aceito, Fux poderá levar consigo, então, os processos nos quais é relator, inclusive o recurso que tenta livrar Bolsonaro da inelegibilidade. A movimentação, não percebida nas primeiras horas após a solicitação de transferência do magistrado, agora é apontada como um gesto político explícito e calculado. Ou seja, uma tentativa de reposicionar o processo num ambiente judicial totalmente bolsonarista, no qual ele, Mendonça e Nunes Marques formam maioria, e onde uma eventual reversão da condenação teria chances totais de prosperar.

Por outro lado, a questão envolvendo a inelegibilidade de Jair Bolsonaro não é tão simples. Ele não está impossibilitado de disputar cargos eletivos apenas por conta desta decisão do TSE, em relação à qual recorreu. Sua condenação na ação penal da tentativa de golpe o tornou inelegível também, por enquadrar o seu caso na Lei da Ficha Limpa. Ou seja, a bem da verdade, Bolsonaro enfrenta “múltiplas inelegibilidades”.

Leia mais
Pagode_&_Compania_Entre
Horario_Cabral_NTL_GMR
Show da Manha_Lateral
Radio_Box_Lateral
Chamada_Canal
Copiadora-Miranda_Banner_B
Anuncie Aqui_Lateral
CX_Radios_Lateral
Casa Durval Paiva_Lateral
Drogaria Betesta_Lateral
WebRadio_APP_Lateral
EliasRaioX
Horario_Cabral_GMR_NTL
RadiosNet_Lateral
Live_Sextou_Lateral
JM_Variedades_Lateral
Almoçando com Musicas_Entre
Mercadinho_DeusProvera_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas_lateral
Pagode & Cia_Lateral
BannerRadioNews_Lateral
Show da Tarde_Lateral
SindSerg_Lateral
Radios_Online_Fixo