Guamare News

Inverno: Acumulado de chuvas em 2020 no RN é o maior dos últimos 9 anos

O Rio Grande do Norte registrou chuvas dentro da normalidade no mês de abril de 2020, conforme análise da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Embora a média do volume de chuvas observadas tenha sido de 154,6 mm, um pouco abaixo da esperada que era de 164,8 mm, os meteorologistas consideram volumes normais.

As análises apontam que as chuvas foram bem distribuídas no Oeste e Central (Seridó, Vale do Assú e Serra de Santana), com média observada nestas regiões superando os 150 milímetros. No Oeste, a chuva esperada era de 180,2 mm e foi observado o volume de 205,5 mm; e na Central o volume observado foi de 156,3 mm enquanto que o esperado era 150,2 mm. O Agreste apresentou o maior desvio negativo de -24, 5% (chuva observada: 100,5 mm; chuva esperada:133 mm), seguido da Leste com desvio negativo de -20,2% (chuva observada:156,3 mm; chuva esperada: 195,8 mm).

O município de Mossoró possui clima seco e muito quente, com temperatura média de 27,5° C e precipitação pluviométrica anual muito irregular. Essa maior quantidade de chuva registrada em abril é decorrente da atuação da Zona de Convergência Intertropical que esteve presente na segunda quinzena do referido mês favorecendo a ocorrências das chuvas.

A previsão no Rio Grande do Norte para este segundo trimestre é de chuvas dentro da normalidade. São esperados para os meses de maio, junho e julho de 2020 volumes de chuva de 559.7 milímetros para o Leste, 226,4 mm para o Agreste, 175,2 mm para o Oeste e 133,1 mm para a Central.

A análise foi feita durante a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste de 2020, realizada no último dia 23 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH/AL. O Chefe da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária- EMPARN, Gilmar Bristot, participou por videoconferência.

Já dados da Estação Meteorológica Automática da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, EMA/Ufersa, mostram que a precipitação registrada no primeiro quadrimestre foi no valor de 828,0 milímetros, quando climatologicamente o acumulado esperado para este período seria de 493,2 mm.

Siga as nossas redes sociais=> Fan Page<= / =>Fan groups<= / =>Twitter<= / =>Blog Instagram<= / =>Web Radio Instagram<= / =>Site da Web Radio <= => SoundCloud <==>Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão 3.1, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Portal Web Radio Gmr NewsPortal RadiosNetPortal RadiosCastPortal CXRadioPortal As Melhores RádiosPortal Rádios Na Net,Portal Online Radio, OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!