Internacional: Lula participa de encontros bilaterais antes de discurso na ONU

Créditos da foto: Frame LulaOficial/Youtube

Brasil abre nesta terça-feira (21) o debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas, quando os líderes mundiais falam sobre as prioridades e preocupações de cada país. O Presidente Lula desembarcou no domingo (20) em Nova York e, nesta segunda (21), tem uma série de encontros bilaterais marcados.

Lula recebe na residência oficial, em Nova York, o Presidente da República Oriental do Uruguai, Yamandú Orsi, por volta das 11h30 da manhã, no horário de Brasília.  Uma hora depois, tem audiência com o Prefeito da Cidade de Nova York, Zohran Mamdani, do Partido Democrata. E no fim da tarde, com o Senador Bernie Sanders, ligado ao bloco democrata.

Na terça-feira (22), como faz tradicionalmente há sete décadas, o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral. Esta será a 11ª participação de Lula. No discurso, ele deve ressaltar a importância do multilateralismo diante dos conflitos internacionais; deve defender a negociação para a solução de disputas, o respeito ao direito internacional humanitário e a não interferência em assuntos internos de outros países. O discurso deve apresentar a visão do Brasil sobre a reforma das Nações Unidas e do Conselho de Segurança, entre outros temas.

O Itamaraty não informou sobre um possível encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos. Donald Trump é o segundo a discursar e eles poderiam se cruzar nos bastidores do plenário. No ano passado, os dois tiveram um breve contato, quando Trump disse que havia acontecido uma “química excelente” entre eles.

Depois da abertura, o Presidente do Brasil terá encontro bilateral com o Secretário-Geral da ONU. Esta será a última vez de António Guterres em uma Semana de Alto Nível, já que o seu segundo mandato termina este ano. Lula retorna para o Brasil em seguida.

 Mas a delegação brasileira também participa de uma série de reuniões ao longo desta semana de alto nível na ONU

O Ministro Mauro Vieira participa de encontros com Ministros das Relações Exteriores de outros países, além de diversas reuniões, como do BRICS, da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul e do Grupo dos 77 e China, que é a maior coalizão de países em desenvolvimento.

O Brasil também promove reuniões do Painel Internacional de Desigualdades, da Aliança Global contra a Fome e da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, que o Brasil preside pelos próximos três anos.

Além de Mauro Vieira, viajaram para reuniões em Nova York os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; da Gestão e da Inovação, Esther Dweck; dos Povos Indígenas, Luiz Eloy Terena; e da Igualdade Racial, Rachel Barros.

O debate geral da Assembleia da ONU vai até o dia 28 de setembro.

📝 Rádio Agência
WhatsApp_Canal_Noticias_Blog
Banner_CX_Radio_Lateral
Banner_Show da Manha
Banner_Copiadora_Miranda
Banner_Show da Tarde_Lateral
Banner_Super Hits_Lateral
Banner_Eduardo_Auto_Pecas
Banner_MomentoGrafith_Lateral
Banner_AnuncieAqui
Banner_RadiosNet_Lateral
Banner_Pagode & Cia_Lateral
Banner_Radio_Guamare_News
Banner_King_Of_Kings
Banner_Grupo_Radio_Web_Zap
Banner_WebRadio_APP
Banner_RadioBox_Lateral
Banner_Whats_Blog_News
Banner_JM_Variedades
Banner_EliasRaio_X
Banner_Mercadinho_DeusProvera
Banner_Canal_Noticias_Blog
Banner_Live_Sextou
Banner_Almoçando_Musicas
Banner_SindSerg
Banner_RadiosCast_Lateral