Improbidade: Policia Federal prende prefeito suspeito de desviar dinheiro em Alagoas

Gilberto Gonçalves foi preso na casa onde mora em Rio Largo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O prefeito da cidade de Rio Largo no Estado de Alagoas, Gilberto Gonçalves (PP), foi preso pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (22), na casa onde mora na cidade.

Ele está afastado do cargo desde o dia 11 de agosto, após ter sido alvo de mandados de busca e apreensão por suspeitas de desvios de verbas públicas do município. Atualmente, a esposa de Gilberto, Cristina Gonçalves, que é a vice-prefeita, é quem responde pela gestão do município.

De acordo com o advogado Fábio Gomes, que responde pela defesa do prefeito, Gilberto foi alvo de um mandado de prisão preventiva porque estaria atrapalhando as investigações da Polícia Federal. Um dos documentos municipais buscados na ação não foi encontrado.

A investigação aponta que as contratações e respectivos pagamentos para aquisições de material de construção, peças e serviços para veículos realizados pelo município de Rio Largo, em favor de duas empresas, teriam ocorrido de forma irregular.

Ainda segundo a Polícia Federal, entre 2019 e 2022, foram realizados 245 saques “na boca do caixa” de contas de tais empresas, com o valor individual de R$ 49 mil, logo após terem recebido recursos de contas do município de Rio Largo, visando burlar o sistema de controle do Banco Central/COAF, que prevê a obrigatoriedade das instituições bancárias informarem automaticamente transações com valores iguais ou superiores a R$ 50 mil.

g1

CompreBem_Movel
Copiadora_Miranda_Movel
Casa Durval Paiva
Radios_Online_Fixo
Almoçando com Musicas
OpticaEmporio
Anuncie Aqui
Guedes-Motos
DN_Servicos_Fixo_2
Casa Durval Paiva_Fixo
AlphaColor_Lateral
Cartão
HSHOT_500
Radio_Box_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
CX_Radios_Fixo
RadiosNet_Fixo
MiniprecoFixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Ediuny_Oliveira_Live
JM-VARIEDADES
App
Show da Manha
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Eduardo-Auto-Pecas
MercadinhoDeusProvera
Drogaria Betesta