História: Brasil completou 524 ou 526 anos de “descobrimento”? Entenda polêmica que envolve RN

Créditos da Foto Nilson Mattos Filho

O Brasil, oficialmente, comemora 524 anos de descobrimento (pelos europeus) nesta segunda-feira (22). A data faz referência à suposta chegada dos portugueses onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde supostamente avistaram o Monte Pascoal. Porém, o Rio Grande do Norte reivindica ser primeiro o local onde os portugueses pisaram em solo brasileiro, dois anos antes.

Entre outros fatores, os historiadores que defendem que o Brasil foi descoberto no local onde é a praia do Marco, antes pertencente a Touros, afirmam que as correntes marítimas não poderiam ter levado as caravelas portuguesas antes à Bahia. As correntes marítimas naturalmente direcionariam as caravelas ao Rio Grande do Norte, enquanto há uma dificuldade para se chegar da Europa à Bahia.

Além disso, também afirmam que a descrição feita na carta de Pero Vaz de Caminha, que estava na expedição comandada por Pedro Álvares Cabral, não se assemelha ao Monte Pascoal, na Bahia, e sim ao Pico do Cabugi, no interior potiguar.

Os historiadores que defendem o Rio Grande do Norte afirmam que a própria vegetação a que a carta se refere não existia em Porto Seguro naquela época, mas que é bem típica em solo potiguar. Pescadores nativos até hoje tomam o Pico como referência para voltar à terra. Enquanto o Monte Pascal, na Bahia, sequer é um “monte”, mas uma torre, cortada e sem “pico”.

Caminha afirmou também quando chegou ao Brasil, estabeleceu-se no Nordeste e navegou 3 mil léguas até as terras onde hoje é o estado de São Paulo. Essa é a distância entre Touros e São Paulo, bem maior do que a distância de Porto Seguro ao território paulista.

Leia mais
GuedesMotos
AnuncieAqui_Movel
Pagode_&_Compania_Entre
Radio_Box_Fixo
HSHOT_500
EliasRaioX
Copiadora-Miranda_Banner_B
JM-VARIEDADES
Sao_Joao_Monsenhor
Ediuny_Oliveira_Live
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Drogaria Betesta
Guedes-Motos
RadiosNet_Fixo
Almoçando com Musicas
LBV_Lateral
Anuncie Aqui
Show da Manha
Radios_Online_Fixo
App
CX_Radios_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
MercadinhoDeusProvera
SindSerg_Lateral
Pagode & Cia_Lateral
Casa Durval Paiva_Fixo