Guamaré: Secretaria Municipal de Saúde Emitiu Nota Oficial, do caso da mulher que passou por cesariana sem estar grávida

A Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré vem a público esclarecer os fatos relacionados ao caso da mulher que passou por uma cesariana sem estar grávida no Hospital Santa Catarina, em Natal.

Após uma investigação inicial, constatou-se que a paciente apresentou documentos e laudos médicos supostamente falsos. Diante da conduta e insistência da paciente, ela recebeu dois encaminhamentos conforme o procedimento padrão de atendimento para suspeita de gravidez. Primeiramente, foi encaminhada para o Hospital de Macaíba e, em seguida, para o Hospital Santa Catarina, para avaliação, uma vez que alegava estar com aproximadamente 42 semanas de gestação, com base em um exame de imagem Doppler que foi apresentado por meio de cópias supostamente falsas.

No entanto, diante das avaliações médicas, concluiu-se que a paciente estava vivenciando uma gravidez psicológica, conhecida como síndrome pseudociese ou falsa gravidez. Essa condição ocorre quando uma pessoa desenvolve sintomas de gravidez, mesmo não estando grávida.

Antes do encaminhamento para o Hospital Santa Catarina, a paciente também foi atendida e liberada para casa pela equipe da Maternidade de Macaíba, devido à desconfiança dos médicos em relação à inexistência de gravidez. Mas ela voltou ao Hospital em Guamaré insistindo na gestação e a necessidade de encaminhamento e diante do risco de uma gravidez com mais de 40 semanas foi encaminhada  novamente para avaliação no Santa Catarina que é um hospital de referência para casos dessa natureza.

Acrescenta-se que durante as consultas de pré-natal, foi visto que a paciente não tinha evolução da altura uterina, ausculta de batimentos fetais e não tinha ganho de peso, mesmo após meses de suposta gestação. Todas essas informações estão registradas em prontuário eletrônico e os encaminhamentos e solicitações das ultrassonografias também foram registradas, desde o início, no cartão da gestante.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré está colaborando com a apuração do caso e fornecerá todas as informações necessárias para esclarecer os fatos. Além disso, foi aberta uma sindicância para investigar o ocorrido. Reforçamos o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos, buscando sempre a transparência e a qualidade nos serviços prestados.

Guamaré (RN), 26 de abril de 2024

Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré

Da Redação

WebRadio_APP
Ediuny_Oliveira_Movel
RadioNet_APP
Sao_Joao_Monsenhor
Copiadora-Miranda_Banner_B
LBV_Lateral
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
CX_Radios_Fixo
Drogaria Betesta
Radio_Box_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
JM-VARIEDADES
MercadinhoDeusProvera
App
Pagode & Cia_Lateral
SindSerg_Lateral
HSHOT_500
Guedes-Motos
Almoçando com Musicas
Show da Manha
Radios_Online_Fixo
EliasRaioX
Eduardo-Auto-Pecas
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Anuncie Aqui