Guamaré: Janela partidária iniciou nesta quinta (7), os bastidores visando o pleito de outubro na cidade do Ouro Negro estar a todo vapor

Créditos da Foto: Bárbara Munhoz/g1

Iniciou-se nesta quinta-feira (7) a chamada “janela partidária”, um período de um mês em que vereadores podem trocar de partido para concorrer às eleições municipais de outubro. Ela vai se encerrar no dia (5) de abril.

A janela permite o troca-troca partidário dentro das regras da lei eleitoral. Ou seja, o parlamentar que deixar a sigla em que está para seguir para outra legenda não perderá o mandato por isso.

O período de mudanças deve mobilizar os partidos, já que o aumento de tamanho das bancadas turbina sua força política para a negociação de alianças.

Pelas regras eleitorais, quem vai disputar uma vaga na eleição de outubro precisa já estar filiado a alguma sigla seis meses antes, ou seja, até abril. Por isso, a “janela” fecha no dia 5 de abril.

Bastidores 

No município de Guamaré se respira politica 24 horas, quando não se estar em período eleitoral, nem tanto, mais em ano eleitoral, os bastidores estão a todo vapor como também nas redes sociais, onde os simpatizantes dos dois lados do sistema politico local (situação e oposição), ficam se gladiado a todo momento.

Há bem da verdade temos que admitir que não tem sistema de governo perfeito, existe suas falhas como em todo lugar, mais aqui em Guamaré se fazer uma critica construtiva a gestão, os defensores do sistema não aceitam e muito menos admitem, não se reconhece que se tem deficiências.

Créditos da foto: Redes Sociais / Ex-prefeito e secretario de Articulação do governo Arthur Teixeira Hélio Miranda, e sua equipe visitando correligionário.

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

E pelo que temos notado os embates nas redes sociais, deveram continuar, e se não tivermos cuidado, saíram do controle emocional, pois existem muitos simpatizantes que também defendem seus interesses pessoais, e esquecem o coletivo.

Não estamos aqui para defender lado A ou lado B, somos um formador de opinião, até porque já participei de 20 eleições aqui em Guamaré entre municipais, estadual, federal e suplementares. Sou do tempo em que aconteciam os showmícios, o sistema era bipartidarismo, e o voto era impresso e por ai vai.

Créditos da foto: Redes Sociais / Ex-prefeitos Adriano Diogenes e Mozaniel Rodrigues em momento de conversas com amigos e agentes politicos durante almoço.

Já fui testemunha de muitos acordos políticos, conchavos e outros, então temos bagagem para fazermos uma auto critica no cenário politico guamareenses, aonde muitos ainda iram ver muita coisa, agora admito a vocês, “só ainda não vi foi vaca voando….”

Finalizando, como bom guamareense que sou, titulo este concedido a este editor através da iniciativa da então vereadora Eliane Guedes, que hoje é a nossa vice-prefeita. Aos aficionados por políticos, tenham cuidado, pois o mandato é coisa passageira, e o poder não é eterno, use seu politico para trazer para o coletivo, pois assim você também será beneficiado por um bom período, e não pelo um tempo em que seu politico lhes enxergue, poderá durar um dia, um mês, um ano… Fica a dica!!!

Da Redação

Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Pagode_&_Compania_Entre
Ediuny_Oliveira_Movel
Show da Manha
Corrida_Guamaré
Eduardo-Auto-Pecas
Anuncie Aqui
CX_Radios_Fixo
LBV_Lateral
Pagode & Cia_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
RadiosNet_Fixo
Guedes-Motos
HSHOT_500
Ediuny_Oliveira_Live
SindSerg_Lateral
Radios_Online_Fixo
Almoçando com Musicas
Radio_Box_Fixo
Carnaval_Guamare_2024_Terca
MercadinhoDeusProvera
JM-VARIEDADES
App
Drogaria Betesta
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Carnaval_Guamare_2024_Segunda
Casa Durval Paiva_Fixo
EliasRaioX