Gato na Energia: Cosern desativa “gato” de energia em bar da Zona Sul de Natal

Foto divulgação

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram uma fraude – o popular “gato” – em um bar localizado na Avenida Praia de Ponta Negra, em Ponta Negra, bairro da Zona Sul de Natal, na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, em mais uma ação da “Operação Varredura”.

Durante inspeção de rotina, técnicos da distribuidora constataram que existia uma fraude no ramal de entrada do estabelecimento, alterando a medição de energia elétrica consumida mensalmente. A Polícia Militar foi chamada até o local e conduziu o gerente do estabelecimento para prestar esclarecimentos na Central de Flagrantes da Polícia Civil, na Cidade da Esperança.

De janeiro até setembro, a Neoenergia Cosern fez mais de 46 mil inspeções e identificou 4.240 fraudes. Esse número representa crescimento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em todo o Rio Grande do Norte, o volume de energia que estava sendo desviado e foi recuperado na “Operação Varredura” este ano passou de 18 milhões de kWh e daria para abastecer, por exemplo, um município do porte de Parnamirim por 15 dias (ou cerca de 125 mil residências por 30 dias). Para se ter ideia, o consumo médio de uma residência potiguar gira em torno de 145 kWh por mês.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, lembra Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, alerta o gerente.

ASSECOM

Destaques

LBV Campanhas
WebRadio_APP
Copiadora_Miranda_Movel
Drogaria Betesta
Ediuny_Oliveira_Live
Radio_Box_Fixo
MiniprecoFixo
Guedes-Motos
Anuncie Aqui
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Copiadora-Miranda_Banner_B
MercadinhoDeusProvera
OpticaEmporio
Radios_Online_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Banner 87
App
Show da Manha
Cartão
Eduardo-Auto-Pecas
CX_Radios_Fixo
RadiosNet_Fixo
JM-VARIEDADES
CX_Radio_Fixo
HSHOT_500