Fuga Federal: Lewandowski vai a Mossoró neste domingo para acompanhar buscas a fugitivos de prisão

Ministro Lewandowski vai a Mossoró neste domingo para acompanhar buscas a fugitivos de prisão – Créditos da Foto: Divulgação/Secretaria Nacional de Políticas Penais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, vai viajar na manhã deste domingo 18 a Mossoró, no Rio Grande do Norte, para acompanhar as buscas aos dois detentos da penitenciária federal de segurança máxima localizado no município, além da investigação sobre o caso.

A previsão é que o ministro embarque de Brasília para Mossoró às 7h, acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza.

Em Mossoró, Lewandowski deve se reunir com os chefes das equipes à frente das buscas dos dois fugitivos. As agendas também serão acompanhadas pelo secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia. Ele está em Mossoró desde quarta-feira 14, dia da fuga.

Nesta semana, o ministro buscou ressaltar que a fuga foi um episódio localizado e que custou “muito barato”, porque aparentemente os fugitivos se aproveitaram de uma série de erros e de equipamentos que já estavam no local, como um alicate pra cortar a cerca por conta de uma obra no presídio.

O ministro listou uma série de falhas e disse que nada aponta pra um plano organizado de fuga. Algumas das falhas citadas são que parte das câmeras de segurança não estava funcionando corretamente e algumas luminárias estavam queimadas. Ele ainda citou erros estruturais na construção do presídio que teriam facilitado a fuga.

Lewandowski anunciou novas medidas de segurança nos cinco presídios federais, como a ampliação de sistema de alarmes, contratação de agentes de execução penal, mais rigidez nas entradas dos presídios, inclusive com implantação de reconhecimento facial, e a construção de muralhas.

Os nomes dos fugitivos foram incluídos no sistema de alerta vermelho da Interpol e a prioridade é para a recaptura deles. Mais de 300 agentes estão nesse trabalho, fora o uso de helicópteros e drones.

A região é de mata e os investigadores acreditam que os fugitivos estejam perto ainda do presídio.

Há ainda uma investigação de caráter administrativo para apurar as responsabilidades da fuga e um inquérito da Polícia Federal para apurar supostos crimes de eventuais pessoas que podem ter facilitado a fuga.

CNN Brasil

Drogaria_Betesda_Movel
GuedesMotos
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Show da Manha
Copiadora-Miranda_Banner_B
CX_Radios_Fixo
Carnaval_Guamare_2024_Sabado
Pagode & Cia_Lateral
Ediuny_Oliveira_Live
Radio_Box_Fixo
LBV_Lateral
SindSerg_Lateral
Carnaval_Guamare_2024_Domingo
Carnaval_Guamare_2024_Terca
Corrida_Guamaré
Eduardo-Auto-Pecas
Casa Durval Paiva_Fixo
RadiosNet_Fixo
App
JM-VARIEDADES
Carnaval_Guamare_2024_Segunda
Drogaria Betesta
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
EliasRaioX
Anuncie Aqui
Almoçando com Musicas
Guedes-Motos
Radios_Online_Fixo