Fuga da Federal: Após 51 dias, fugitivos do presídio em Mossoró (RN) foram presos no Pará

Créditos da foto: Reprodução\Policia Federal

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, que estavam foragidos há 51 dias. A caçada por Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 36, ambos naturais do Acre, começou na manhã da quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, e seguiu pelos dias seguintes com a tentativa das autoridades de seguir os rastros deixados pelos fugitivos.

Os dois deixaram o presídio de segurança máxima por volta das 3h da madrugada, quando teriam escalado até o teto através de uma lâmpada e, em seguida, cortado uma cerca. Ambos são envolvidos em guerras de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas no Acre e têm ligação com o Comando Vermelho, uma das principais quadrilhas do gênero no país. A busca mobilizou equipes com cães, drones, helicópteros, reforços de policiamento nas fronteiras do estado e até acionamento da Interpol (Polícia Internacional).

Na sexta-feira seguinte à fuga, foram encontrados pegadas e objetos que pertenceriam à dupla e foram usados para traçar o caminho que eles já teriam percorrido. De acordo com o 2º Batalhão da Polícia Militar (2 BPM), foram localizadas duas camisas, uma rede e rastros de sapatilhas semelhantes às usadas pelos internos no presídio federal. O rastro foi encontrado nos arredores da Serra de Mossoró, que fica próxima ao Rancho da Caça, localidade onde uma casa foi furtada na manhã da véspera.

Desde que o caso veio a público, uma operação integrada envolvendo as forças de segurança federais, estaduais e até de estados vizinhos foi montada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, com o objetivo de recuperar os foragidos. As tropas fizeram buscas na região, inclusive com uso dos helicópteros da Polícia Rodoviária Federal e do Potiguar 02, da Secretaria de Segurança Pública do estado.

A Polícia Federal investiga se houve facilitação na fuga. Já se sabe, por exemplo, que uma obra que vinha sendo realizada no presídio pode ter contribuído para a empreitada da dupla.

Rede de apoio

Durante o período em que estiveram foragidos, Deibson e Rogério teriam contado com a ajuda de pessoas já do lado de fora do presídio. Pelo menos cinco foram presos. O último a ser detido foi o mecânico Ronaildo Fernandes, que teria recebido R$ 5 mil em sua conta para repassar aos fugitivos.

Fernandes é dono da propriedade em Baraúna, na divisa entre Rio Grande do Norte e Ceará, onde a dupla ficou escondida por oito dias. No local, Nascimento e Mendonça se refugiaram em uma cabana montada no meio da roça e cavaram buracos para escapar da vista de drones e helicópteros, que sobrevoam a região, que fica a cerca de 30 quilômetros do presídio. O mecânico foi preso preventivamente nesta segunda-feira sob suspeita de ter colaborado com os presos. Ele alega inocência, dizendo que foi coagido a prestar o auxílio.

A PF já havia prendido outros cinco suspeitos de ajudar os dois fugitivos do presídio federal de Mossoró. Um deles é o irmão de Deibson Nascimento. Preso na última sexta-feira, no Acre, Johnney Weyd Nascimento foi condenado por roubo e participação em organização criminosa e tinha um mandado de prisão em aberto.

Além das prisões, os agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró (RN), Quixeré (CE) e Aquiraz (CE). Os investigadores desconfiam que os foragidos tenham recebido apoio de integrantes do Comando Vermelho, que atuam na região. Um carro e armamento chegaram a ser apreendidos na residência de um dos alvos.

Lewandowski voltou ao Rio Grande do Norte no dia que antecedia um mês de buscas (13 de março) para verificar como seguem as investigações do caso e declarou que há evidências de que os detentos continuam na região.

Almoçando com Musicas_Movel
Drogaria_Betesda_Movel
JM_Variedades_Movel
Guedes-Motos
LBV_Lateral
Drogaria Betesta
Ediuny_Oliveira_Live
CX_Radios_Fixo
MercadinhoDeusProvera
HSHOT_500
Copiadora-Miranda_Banner_B
Radios_Online_Fixo
JM-VARIEDADES
Casa Durval Paiva_Fixo
Almoçando com Musicas
Anuncie Aqui
RadiosNet_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Show da Manha
Pagode & Cia_Lateral
EliasRaioX
Radio_Box_Fixo
App
SindSerg_Lateral
Sao_Joao_Monsenhor