Guamare News

Fim de Ano: Três mil mortes provocadas pela covid-19 no RN; vídeos mostram aglomerações no litoral durante fim de semana

Foto: Reprodução/Portal da Tropical

No dia em que o Rio Grande do Norte ultrapassa 3 mil mortes provocadas pela covid-19, vídeos circulam pelas redes sociais mostrando aglomerações no litoral potiguar. Praias como Pipa e São Miguel do Gostoso estão, neste período de veraneio, recebendo inúmeros turistas, aumentando o fluxo de pessoas nessas regiões.

Pelos vídeos, é possível ver festas privadas ocorrendo nesses locais. Sem máscaras, as pessoas se aglomeram em shows com artistas nacionais. Os vídeos também denunciam que os protocolos sanitários para contenção do novo coronavírus, como distanciamento social e uso de máscara, estão sendo negligenciados.

Se por um lado o fluxo de turistas favorece a economia local, por outro as aglomerações acendem o alerta para possíveis aumentos no índice de transmissibilidade da covid-19. O período de incubação do vírus pode chegar a 14 dias, de modo que os reflexos das festas de Réveillon devem ocorrer nas próximas duas semanas.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte tentou, em meados de dezembro, suspender a realização desses eventos privados no litoral potiguar por meio de recomendações às prefeituras. O órgão chegou a ajuizar Ações Civis Públicas buscando compelir aos municípios que adotassem medidas restritivas. O MPRN obteve liminares, mas algumas foram revertidas pelo Tribunal de Justiça do RN.

O MPRN recorreu ao próprio TJRN, sem êxito. Ademais, recorreu ao Supremo Tribunal Federal, mas a decisão também foi desfavorável. Estando a questão judicializada, e com decisões desfavoráveis ao MPRN no que se refere especificamente à praia da Pipa e ao município de São Miguel do Gostoso, restou à instituição apenas a alternativa de aguardar o desfecho dos processos judiciais.

O Governo do Estado, também em dezembro, publicou um decreto suspendendo shows e eventos em massa promovidos ou patrocinados pelo poder público estadual e recomendou que os municípios tomassem medidas para a suspensão de eventos públicos ou privados de massa. A prefeitura de Natal, por exemplo, também tomou medidas nesse sentido e cancelou o Natal em Natal, o réveillon com a tradicional queima de fogos na orla urbana e o Carnaval 2021 na capital potiguar.

A prefeitura de Tibau do Sul emitiu decreto em que exigia testes de covid-19 aos participantes de festas e eventos de fim de ano na praia da Pipa e nas demais áreas do município do litoral Sul potiguar. Também foram cancelados eventos e queimas de fogos promovidos ou patrocinados pelo município e proibidos shows e festas em locais fechados.

Apesar das recomendações e orientações das autoridades públicas, as festas com aglomerações marcaram o Réveillon e o primeiro fim de semana de 2021 no estado do Rio Grande do Norte.

Em atualização divulgada neste domingo (03), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostrou que o estado potiguar contabiliza um total de 3 mil óbitos pela covid-19 e um acumulado de 119.079 casos confirmados da doença desde o início da pandemia. A taxa geral de ocupação de leitos de UTI segue superiror a 66%.

PORTAL DA TROPICAL

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebbok => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!