Feminicídio: oito anos após aprovação da lei, casos aumentam

Rio de Janeiro – Mulheres fazem caminhada em solidariedade às manifestações feministas na América Latina, que tem países com alta taxa de feminicídio, segundo a ONU (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Passados oito anos da promulgação da Lei 13.104, de 9 de março de 2015, conhecida como Lei do Feminicídio, o assassinato de mulheres em situação de violência doméstica e familiar ou em razão do menosprezo ou discriminação à sua condição aumentaram no país. A lei alterou o Código Penal para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, além de incluí-lo no rol dos crimes hediondos.

O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) começou a compilar e divulgar os dados sobre o crime de feminicídio no estado em 2016 e mostra o crescimento dos casos nos últimos anos. Foram 78 em 2020, 85 em 2021 e saltou para 97 no ano passado, ainda sem computar os dados de dezembro. Há notícias de pelo menos mais três casos no último mês de 2022. Quanto às tentativas de feminicídio, foram 270, 264 e 265 em cada ano, respectivamente.

Apenas na favela da Rocinha, foram dois casos no dia 29 de dezembro e mais dois nos primeiros dias deste ano. Em todo o estado do Rio, houve pelo menos quatro casos nos primeiros dias de 2023, além de uma tentativa de feminicídio. A vítima está internada.

A coordenadora executiva da organização Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia), a advogada Leila Linhares Barsted, que também integra o Comitê de Peritas do mecanismo de segmento da convenção de Belém do Pará, da Organização dos Estados Americanos, para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, explica que o feminicídio é um fenômeno social grave.

Leia mais
Pagode_&_Compania_Entre
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
JM_Variedades_Movel
Pagode & Cia_Lateral
DN_Servicos_Fixo_2
RadiosNet_Fixo
JM-VARIEDADES
AlphaColor_Lateral
Guedes-Motos
Radio_Box_Fixo
CX_Radios_Fixo
Radios_Online_Fixo
Cartão
Show da Manha
Anuncie Aqui
Ediuny_Oliveira_Live
MercadinhoDeusProvera
MiniprecoFixo
App
Almoçando com Musicas
Eduardo-Auto-Pecas
HSHOT_500
OpticaEmporio
Drogaria Betesta
Copiadora-Miranda_Banner_B
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Casa Durval Paiva_Fixo