Blog Guamaré News

Estado: UPA de Parnamirim atinge capacidade de internação e diretor cobra regulação pelo Estado

Créditos da Foto: José Aldenir

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Nazaré, em Parnamirim, chegou ao nível máximo de capacidade de internação, com 34 pacientes distribuídos nas salas e corredores da Unidade nesta sexta-feira (27). De acordo com o diretor do local, Henrique Costa, o cenário é motivado pela falta de regulação do Governo do Estado para encaminhar os pacientes para os hospitais de referência estadual. Com a capacidade atingida, os novos pacientes que precisam de internação passaram a ser transferidos para o Hospital Márcio Marinho na noite dessa quinta-feira (26).

Na noite da última quinta-feira (26), uma nota assinada por Henrique Costa e outros representantes da UPA Maria Nazaré foi encaminhada à Secretaria de Saúde Municipal e a Coordenação do Samu Metropolitano informando um cenário de superlotação na Unidade e cobrando medidas eficazes para resolver a situação. Ainda na terça-feira (25), no entanto, ele já vinha alertando sobre o problema.

“Fica  estabelecido que diante da atual conjuntura de superlotação do serviço e falta de espaço físico, não é possível alocar nenhum paciente dentro da unidade, sendo necessário fechamento da porta até  que solução eficaz seja encontrada”, afirma o comunicado. O ofício pede, ainda, a presença da Guarda Municipal para garantir a segurança dos pacientes e funcionários da Unidade.

Em resposta à TRIBUNA DO NORTE, a Prefeitura de Parnamirim informou que, apesar do comunicado, nenhum paciente deixou de ser atendido e a UPA Maria Nazaré realizou os encaminhamentos para o Hospital Márcio Marinho. Na manhã desta sexta-feira (27), a demanda está reduzida e o serviço está sendo dividido entre as duas unidades.

A Prefeitura do município informou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o levantamento sobre o número de pacientes internados. Isso porque, além da população local, a rede de saúde tem recebido pacientes de outras cidades que precisam ser localizados. Aliado a isso, um outro problema apontado pela gestão é a ausência de regulação pelo Governo do Estado para retirar  os pacientes internados na UPA.

Henrique Costa reforça que, embora as UPAS sejam voltadas para atendimento e estabilização do paciente, a Unidade Maria Nazaré tem permanecido com muitos pacientes internados devido a ausência de uma regulação efetiva pelo Governo do RN para encaminha-los aos hospitais do Estado. Até o momento, segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) não deu um retorno sobre a situação.

A Tribuna do Norte procurou a Sesap para esclarecimentos sobre os problemas de regulação para reduzir a demanda na UPA Maria Nazaré e aguarda retorno.

📋Tribuna do Norte
SindSerg_Materias
Ediuny_Oliveira_Live
MercadinhoDeusProvera
Drogaria Betesta
Almoçando com Musicas
HSHOT_500
Radio_Box_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
JM-VARIEDADES
Eduardo-Auto-Pecas
Anuncie Aqui
App
CX_Radios_Fixo
Guedes-Motos
Copiadora-Miranda_Banner_B
LBV_Lateral
Show da Manha
EliasRaioX
Radios_Online_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
SindSerg_Lateral
RadiosNet_Fixo