A Subcoordenadoria de Transplante de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou um balanço dos dois primeiros quadrimestres do ano em relação aos números de transplantes e doações de órgãos no Rio Grande do Norte. O estado já superou, nos primeiros oito meses de 2024, o número de transplantes realizados durante todo o ano de 2023.
De janeiro a agosto de 2024 foram realizados 276 transplantes de órgãos, sendo 139 para córneas, 101 de medula, 35 de rins e 01 de coração. Os dados são do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e estão sujeitos a alteração. No que se refere a captação de órgãos para doação, foram 24 captações de múltiplos órgãos e 64 captações de córneas.
“Embora o número de transplantes tenha crescido, nós precisamos aumentar o número de doações. Contamos com o apoio da população para que o assunto da doação de órgãos seja abordado dentro das famílias. No momento de luto e de dor, quando você recebe a notícia que um familiar faleceu e você já sabe que é da vontade dele ser um doador, isso torna o processo mais rápido e fácil. Ser um doador é transformar a dor em vida, o seu familiar vai estar vivo em outras pessoas”, frisou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do RN, Rogéria Nunes.
Em setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09). Todos os anos a Sesap realiza a Caminhada pela Vida, um ato dentro das comemorações pelo “Setembro Verde”, que visa conscientizar e promover debates sobre a importância de a população declarar para a família a vontade de ser doador. Este ano a Caminhada acontece no próximo dia 21 (sábado), a partir das 8h, com concentração na entrada do Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol).
No Rio Grande do Norte, a lista de espera para transplante, no final de agosto era de:
Transplante renal: 320 pacientes
Transplante de Córneas: 601 pacientes
Transplante Cardíaco: 01 paciente
Transplante de Medula óssea: 15 pacientes
Da Redação