A atenção que o Governo do Rio Grande do Norte está dando à segurança pública vem dando resultados. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado é o segundo do Brasil, e o primeiro do Nordeste, com melhor desempenho na missão de diminuir a violência.
Dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que o RN conseguiu reduzir o número de mortes violentas intencionais (MVI) em 13,9% no ano de 2023. Em números absolutos, isso significa 169 vidas salvas em comparação com o ano anterior. Foram 1.043 mortes ao longo do ano passado, contra 1.212 em 2022.
As MVIs incluem todos os casos homicídio doloso, feminicídio, morte em decorrência de confronto com agentes de segurança pública, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é um estudo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A edição deste ano foi publicada na última quinta-feira (18), e traça um raio-x da segurança em todo o Brasil. O Fórum é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos, e é integrado por policiais, gestores públicos, pesquisadores, ativistas e operadores do sistema de Justiça, que têm a missão de dar maior transparência a informações sobre violência no país.
Da Redação