Blog Guamaré News

Estado: Lixo internacional é encontrado em pelo menos mais três praias do RN, diz associação de proteção ambiental

Créditos das fotos: APC Cabo de São Roque

O lixo asiático presente na Praia do Segredo, na Via Costeira, em Natal, também foi encontrado nos últimos meses em praias de pelo menos outras três cidades do litoral do Rio Grande do Norte.

As praias são Muriú (em Ceará-Mirim), Cabo de São Roque (Maxaranguape) e Búzios (Nísia Floresta).

“Se eu for hoje, agora, em uma dessas praias, eu encontro esse lixo internacional”, disse o biólogo Lucas Veríssimo, presidente da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque, em entrevista ao g1 nesta segunda-feira (10).

📲 Seja um participante do Canal “Guamaré News” no WhatsApp

A associação faz mutirões de limpeza a cada 15 dias em praias dos três municípios e também em Parnamirim.

Segundo a associação, o problema não é novo. O biólogo Lucas Veríssimo contou que pelo menos desde 2018 materiais internacionais são encontrados nas praias.

Em 2021, relatou, a associação publicou uma pesquisa na qual registrou lixos encontrados de pelo menos 23 países apenas na Praia de São Roque, em Maxaranguape.

“Na praia de Búzios a gente também encontrou bastante, até mais que essa quantidade de países”, disse o biológo, em referência à elaboração de um novo relatório.

A associação funciona desde 2016, mas desde 2018 iniciou com um projeto para limpeza dos espaços próximos aos ninhos das tartarugas.

“Na gravimetria, que é onde a gente consegue fazer a separação do resíduo, a gente começou a perceber [os lixos estrangeiros] e se perguntar: ‘de onde é isso?'”, contou.

Os produtos encontrados tinham rótulos em mandarim, segundo o biólogo, e alguns em francês, italiano e inglês, por exemplo.

De onde chega o lixo?

Segundo o presidente da APC Cabo de São Roque, Lucas Veríssimo, o lixo internacional encontrado nos mutirões não se mostrava desgastado pelo tempo.

“A gente percebeu que o lixo que chegava na beira da praia não era um lixo que tinha um tempo que chegou na praia, que tinha uma degradação natural do resíduo, que passou muito tempo levando sol. Era um lixo limpo, que tinha acabado de ser consumido e ser descartado”, disse.

Foi aí que se levantou a suspeita do grupo de que o material estava sendo descartado de embarcações cargueiras próximas ao litoral potiguar.

Leia mais
Drogaria_Betesda_Entre
Eduardo-Auto-Pecas_lateral
Show da Manha_Lateral
CX_Radios_Lateral
RadiosNet_Fixo
EliasRaioX
Drogaria Betesta_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
BannerRadioNews_Lateral
Radio_Box_Lateral
MercadinhoDeusProvera
SindSerg_Lateral
Almoçando com Musicas_Entre
Radios_Online_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
App
LBV_Lateral
Anuncie Aqui
JM-VARIEDADES
Ediuny_Oliveira_Live