Estado: Descumprimentos de medidas protetivas crescem 59,6% no RN

Foto Magnus Nascimento

O número de descumprimento de medidas protetivas no RN passou de 387 nos primeiros sete meses de 2022 para 618 no mesmo período deste ano, um aumento de 59,6%.

Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed).

Para a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), Érica Canuto, garantir a efetividade das chamadas Medidas Protetivas de Urgência (MPU) é fundamental para evitar casos de feminicídio.

Canuto é  titular da 68ª Promotoria de Justiça (PmJ), responsável pelo Protocolo Girassol, iniciativa que busca manter a efetividade das medidas. “O que mais deve importar é a proteção da mulher e a saída dela de um ciclo constante de violência”, afirma a promotora.

De acordo com a delegada Helena de Paula, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), o descumprimento de medidas protetivas configura crime previsto no artigo 24-A, da Lei Maria da Penha, que prevê pena de detenção de três meses a dois anos e pode ensejar decretação de prisão preventiva ou prisão em flagrante delito.

Segundo ela, alguns fatores levam ao descumprimento das medidas, como desrespeito à justiça,  desinformação e minimização de  conduta por parte do agressor ao desobedecer a uma ordem judicial.

Tribuna do Norte

Drogaria_Ana_Luiza
Copiadora_Miranda_Movel
Mercadinho Deus Proverá
JM-VARIEDADES
Drogaria Betesta
DN_Servicos_Fixo_2
Almoçando com Musicas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radio_Box_Fixo
RadiosNet_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Anuncie Aqui
Drogaria_Ana_Luiza_Lat
MiniprecoFixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
App
Casa Durval Paiva_Fixo
Guedes-Motos
LBV_Lateral
EliasRaioX
Ediuny_Oliveira_Live
CX_Radios_Fixo
SindSerg_Lateral
Show da Manha
Pagode & Cia_Lateral
Radios_Online_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
HSHOT_500