
O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (05), a Operação Verão, a ação segue até o término do Carnaval, em fevereiro. Uma ação realizada de forma integrada entre as forças de segurança e órgãos da Administração Direta e Indireta, que visa garantir mais tranquilidade para os usuários e banhistas.
A Operação é coordenada pela SESED, com a participação dos agentes de segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Setur, Caern e DER. A operacionalidade das ações contará também com a integração entre órgãos estaduais, municipais e federais.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema participa da Operação Verão provendo atividades de fiscalização e de educação ambiental com os potiguares e turistas que estão desfrutando o Litoral.
Durante todo o veraneio, o Instituto fará campanhas de sensibilização ambiental, blitzen educativas e fiscalização nos municípios costeiros do Estado.
Leia maisComo parte do cronograma está a Campanha “Cuide do Nosso Litoral” com as seguintes temáticas: Preservação do Morro do Careca; Riscos e Cuidados em áreas de Falésias; Resíduos; e Biodiversidade – as tartarugas e o período de desova.
Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o órgão sempre trabalha as boas práticas em educação ambiental com a população. “Essas atividades nos ajudam a sensibilizar a população fortalecendo o papel do homem na conservação do meio ambiente. Por meio de processos educativos democráticos e participativos, a SPEA realiza a educação ambiental com foco na formação e informação dos sujeitos”, disse.
Nas atividades serão realizadas abordagens diretas e entregues materiais educativos. E nas blitzen o órgão dará 500 mudas das espécies nativas Ipê Roxo e Pau-brasil, e também das espécies Flamboyant-mirim e Pinha. As plantas foram doadas pelo professor da UFRN e vereador de Natal, Robério Paulino, que possui um viveiro.
As blitzen visam orientar motoristas sobre segurança no trânsito e medidas de preservação das praias, como por exemplo, a não circulação de carros na beira-mar e área de desova de tartarugas. Além disso, será destacado a importância do descarte adequado do lixo produzido nesses locais. Uma equipe da educação ambiental irá orientar os transeuntes sobre a importância de depositar o lixo nas lixeiras e sobre o uso responsável da água, além dos cuidados necessários para evitar a proliferação de doenças. Sacolinhas de câmbio para descartes de resíduos também são entregues aos motoristas.
O Idema atuará de janeiro a fevereiro, por meio da Coordenadoria de Fiscalização, Subcoordenadoria de Planejamento de Educação Ambiental (SPEA), Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco), do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) e do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM).
Operação Verão/Governo RN/Ambiental