
A Fifa anunciou a criação do Mundial de Clubes feminino. Nesse sentido, a entidade não deu mais detalhes sobre o torneio, mas tornou oficial o começo de uma competição dedicada às atletas femininas. A saber, a decisão aconteceu após a reunião do Conselho da Fifa. Logo após o encontro, na coletiva, o presidente Gianni Infantino comunicou a novidade ao público. A Federação Internacional de Futebol, entretanto, fez questão de ressaltar o acréscimo de jogos no calendário, que levará “a saúde e bem-estar das jogadoras como um objetivo principal”.
Além disso, a Fifa ainda informou que a atual estrutura do calendário internacional de partidas (datas Fifa) permanecerá inalterada até 2025. Dessa maneira, as sedes das Copas do Mundo Feminina de 2027 e 2031 serão decididas em 2024 e 2025, respectivamente. Por fim, outra novidade é a ampliação do torneio feminino dos Jogos Olímpicos de 12 para 16 equipes.
“Para o futebol feminino a primeira decisão foi estender o calendário até 2025 para nos dar mais tempo para estudar o novo calendário, mas também para criar um novo Mundial de Clubes feminino. A decisão sobre os anfitriões para a Copa do Mundo Masculina 2030 e da Copa do Mundo Feminina 2027 acontecerá em 2024 e a Copa do Mundo Feminina 2031 será em 2025, então temos a mesma preparação de seis anos para a Copa do Mundo masculina. Estamos correndo atrás para realmente alinhar as competições masculina e feminina e Copas do Mundo.” – afirmou Infantino.
O torneio, no entanto, apesar da oficialização, ainda não tem data ou formato confirmado por parte da Fifa.
TuristaFC