
O Presidente do TRE-RN, o Desembargador Gilson Barbosa, inaugurou no Fórum Eleitoral de João Câmara, na última terça-feira (23), mais uma usina fotovoltaica que deve ajudar a suprir a demanda de energia consumida nos prédios da Justiça Eleitoral no Estado.
O juíz da 62ª Zona Eleitoral do município, Rainel Pereira, os chefes dos cartórios das 10ª e 62ª Zonas Eleitorais do município, além de servidores do Fórum e do setor de engenharia e projetos do Tribunal Regional Eleitoral, estiveram presentes ao descerramento da placa que marca a contribuição do Fórum na geração de energia limpa e renovável.
A energia produzida por essa usina, localizada no prédio do Fórum, será computada com a energia gerada em outras usinas de energia solar em prédios do TRE no Estado. Usinas similares já vêm sendo instaladas desde 2020 em Parnamirim, Assu, Pau dos Ferros e Natal, no COJE (Centro de Operações da Justiça Eleitoral). A última usina desse projeto, que deve garantir a produção de energia necessária para o consumo de todos os prédios da Justiça Eleitoral no Estado, deve ser inaugurada na próxima sexta-feira (26), no município de Nova Cruz.
A usina fotovoltaica instalada em João Câmara possui capacidade nominal de 20KWp (vinte quilowatts-pico), capaz de gerar cerca de 2.000 KWh por mês de créditos para o TRE, correspondentes a aproximadamente R$ 1.712,00 por mês (com o valor atual da energia, sem as bandeiras tarifárias).
O investimento feito pelo TRE foi de R$ 94.000,00 em cada usina de microgeração, donde se conclui que o prazo de retorno do investimento será de cerca de 4,5 anos.