Emprestimo: Governo estuda perdoar dívida de quem pegou empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Ministro Wellington Dias (foto) diz que consignado do Auxílio Brasil foi usado pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro, “com objetivos claramente eleitorais”| Sérgio Lima/Poder360 16.nov.2022

O governo Lula estuda anistiar as dívidas dos beneficiários do Auxílio Brasil que fizeram empréstimo consignado no ano passado. O ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou que o tema está sendo avaliado no âmbito de programa mais amplo de renegociação de dívidas em elaboração pelo governo.

Questionado pela reportagem sobre a discussão da anistia para os beneficiários do consignado, o ministro, que assumiu o cargo na segunda-feira, respondeu: “Tem uma proposta de anistia para os endividados. Certamente, esses são endividados”.

Segundo ele, será preciso avaliar qual o caminho e o modelo a ser adotado no caso do programa social (que voltará a se chamar Bolsa Família). “Ainda não é possível dizer, porque há aspectos legais que envolvem um banco”, disse o ministro.

Dias, que assumiu um dos ministérios mais disputados do governo Lula 3, disse que a discussão está sendo feita em conjunto entre a sua pasta, a Caixa Econômica Federal, a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Fazenda.

De acordo com informações do Estadão, foi apurado que antes mesmo da vitória de Lula a proposta de anistia estava sendo cogitada por parlamentares do PT devido à situação de fragilidade do público-alvo.

Segundo o relatório final do governo de transição, foram concedidos R$ 9,5 bilhões em empréstimos com lastro no Auxílio Brasil e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) – este último pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Ainda segundo o documento, um a cada seis beneficiários do programa contraiu o empréstimo. Procurada, a Caixa – banco que mais ofereceu esse tipo de empréstimo – não respondeu aos questionamentos da reportagem

Estadão

Pagode_&_Compania_Entre
CompreBem_Movel
AnuncieAqui_Movel
Copiadora-Miranda_Banner_B
Drogaria Betesta
CX_Radios_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Guedes-Motos
Radios_Online_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Pagode & Cia_Lateral
JM-VARIEDADES
OpticaEmporio
HSHOT_500
MiniprecoFixo
Ediuny_Oliveira_Live
Almoçando com Musicas
Show da Manha
Anuncie Aqui
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
App
Cartão
RadiosNet_Fixo
Radio_Box_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Eduardo-Auto-Pecas
AlphaColor_Lateral