Guamare News

Eleições: Comitê debate os desafios ao uso da internet no processo de 2020

Os desafios do uso da internet nas eleições de 2020 estão em debate no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). O objetivo é mapear os riscos de práticas prejudiciais no ambiente on-line e as medidas necessárias, uma vez que o processo envolverá os 5.568 Municípios em 2,8 mil zonas eleitorais. A expectativa é de até 500 mil candidatos.

Pesquisadores universitários, profissionais de tecnologia, empresas do setor e de entidades de defesa de usuários participaram de reunião do colegiado, nesta quinta-feira, 25 de julho. Eles apontaram a necessidade de aprender com episódios de 2018 e com as falhas detectadas na atuação dos órgãos públicos. Entre os problemas potenciais está a difusão de desinformação, termo adotado pelo órgão para designar o que é popularmente conhecido como Fake News.

Outra preocupação é com a exploração ilegal de dados de eleitores, como a compra de cadastros e a veiculação de publicidade que violam a legislação eleitoral. Esteve em pauta também os deveres e as prerrogativas de plataformas como Google, Facebook e Twitter na gestão de conteúdo, incluindo que tipo de publicações essas empresas podem ou não remover por conta própria e o que deve ser decidido pela Justiça.

Além de sugerir regras para assegurar a transparência das plataformas, os participantes debateram como os órgãos públicos, em especial o Ministério Público e a Justiça, devem agir para fiscalizar práticas ilegais. O CGI reuniu especialistas para discutir o papel da internet no processo das eleições gerais, em 2018, e publicou um guia com sugestões de como os serviços na web poderiam ser bem aproveitados no contexto de disputa eleitoral.

Criado em 2005, o grupo de trabalho é formado por representantes do governo, pesquisadores, empresas da área e entidades da sociedade civil.

Da Agência CNM de Notícias
Foto: Bruno Fortuna/Fotos Públicas-Ilustração

Siga as nossas redes sociais=> Fan Page<= / =>Fan groups<= / =>Twitter<= / =>Blog Instagram<= / =>Web Radio Instagram<= / =>Web Radio<= =>SoundCloud <==>Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão 3.1, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Portal Web Radio Gmr NewsPortal RadiosNetPortal RadiosCastPortal CXRadioPortal As Melhores RádiosPortal Rádios Na Net,Portal Online Radio.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!