Eleições 2024: TRE-RN prepara servidores para fase de Registros de Candidaturas

Créditos da foto: ASSECOM/TRE/RN

Nesta quarta-feira (3), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), aconteceu a parte prática do curso de capacitação sobre “Registros de Candidaturas” para as eleições de 2024. No início da semana, dias 1 e 2 de julho, os participantes assistiram às aulas teóricas do curso, com palestras ministradas por Orlenes Cavalcanti, servidora da Justiça Eleitoral do Ceará há 26 anos.

O curso tem como objetivo capacitar os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) , chefes de Cartórios ou seus representantes para desempenhar de maneira mais eficaz e transparente os Registros de Candidaturas das eleições de 2024. O Registro de Candidatura é uma das fases mais importantes no período eleitoral, uma vez que dele se evidencia quem efetivamente será candidato por meio da chancela ou negativa do registro efetuado pela Justiça Eleitoral.

Curso 

O curso teve 16 horas de duração da parte teórica, sendo oito horas por dia nos turnos da manhã e tarde. Assim como na parte prática, as palestras aconteceram no prédio do COJE, na modalidade presencial. Alguns dos temas abordados foram cotas de gênero, participação em partidos políticos, Noções do Sistema de Totalização – SISTOT, aspectos técnicos da destinação de votos e atualização da situação de candidatos no CAND e outros previstos em documento disponibilizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Na realização da prática de Registros de Candidaturas, participaram servidores do Tribunal, chefes de cartórios e seus representantes. Jean Nunes, da Secretaria Judiciária e chefe da seção de autuação do PJE, foi um dos orientadores que participaram da capacitação dos profissionais. Sua realização aconteceu nos turnos da manhã e também à tarde, no Centro de Treinamento do COJE.

Martha Almeida, da seção de processamentos e dados partidários, disse que o curso trouxe novidades sobre as eleições de 2024 e a parte prática foi essencial para colocar a mão na massa e fazer o planejamento e roteiro. Já Edmundo Balbino, servidor da Justiça Eleitoral desde 2006, da 8ª Zona Eleitoral, declarou: “Esses eventos de capacitação são indispensáveis, sobretudo em período eleitoral, para você reaprender e relembrar situações das últimas eleições, mas também para aprender coisas novas. É importante para todos nós, tanto para os novatos como para os servidores mais antigos”.

Neste ano de eleições, a Justiça Eleitoral busca orientar seus servidores e colaboradores de modo que eles sejam plenamente capazes  de realizar suas atividades de forma mais eficaz e ética possível. Para isso, cursos de capacitação são necessários e o TRE-RN ofertará outros ao longo do período eleitoral, como a prática de Urnas Eletrônicas que vai acontecer quinta-feira (4), no prédio do COJE.

TRE/RN

Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
LBV Campanhas
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Copiadora-Miranda_Banner_B
SindSerg_Lateral
Ediuny_Oliveira_Live
Casa Durval Paiva_Fixo
EliasRaioX
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
LBV_Lateral
HSHOT_500
Guedes-Motos
Show da Manha
Radios_Online_Fixo
Radio_Box_Fixo
App
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera
Eduardo-Auto-Pecas
Anuncie Aqui
RadiosNet_Fixo
JM-VARIEDADES
Pagode & Cia_Lateral
CX_Radios_Fixo
Almoçando com Musicas