Eleições 2024: MP Eleitoral reforça atuação preventiva contra descumprimento de legislação no RN

Créditos da Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN

O Ministério Público Eleitoral no Rio Grande do Norte expediu uma recomendação para reforçar ao Governo do Estado a necessidade de cumprimento das restrições em programas sociais e contratações durante o ano eleitoral. O objetivo é evitar o uso de recursos públicos para favorecimento de candidatos que disputarão as eleições municipais em outubro. Os promotores eleitorais também poderão expedir recomendações às Prefeituras nas respectivas zonas eleitorais para informar sobre o acompanhamento preventivo e as regras definidas em lei.

A recomendação do MP Eleitoral ressalta que os chefes do Executivo devem abster-se de executar programas sociais sem previsão legal ou que não estejam em execução desde o ano 2023, salvo nos casos de calamidade pública ou estado de emergência. Os processos seletivos devem ser isonômicos, públicos, transparentes, objetivos e impessoais. O documento lembra, ainda, que a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) veda a prática de desvio de finalidade na execução de políticas públicas, a fim de evitar captação de sufrágio e abuso de poder político.

A recomendação foi recebida pela governadora Fátima Bezerra durante reunião nesta segunda-feira (27), no Centro Administrativo do Estado. Participaram do encontro a procuradora regional Eleitoral no RN, Clarisier Azevedo, e o procurador-geral de Justiça adjunto do RN, Glaucio Garcia.

A expedição de recomendações aos chefes do Executivo é prática replicada em vários estados do país, a partir de iniciativa do MP Eleitoral em Goiás, adotada desde as eleições de 2016.

MPRN

Drogaria_Betesda_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Copiadora_Miranda_Movel
MercadinhoDeusProvera
CX_Radios_Fixo
LBV_Lateral
Radio_Box_Fixo
App
RadiosNet_Fixo
Anuncie Aqui
Eduardo-Auto-Pecas
Casa Durval Paiva_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Radios_Online_Fixo
Almoçando com Musicas
Drogaria Betesta
JM-VARIEDADES
Pagode & Cia_Lateral
Sao_Joao_Monsenhor
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
EliasRaioX
Show da Manha
SindSerg_Lateral
HSHOT_500
Guedes-Motos
Ediuny_Oliveira_Live