Eleições 2022: TSE começa a lacrar hoje programas que serão utilizados nas urnas eletrônicas

Foto TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa nesta segunda-feira (29) a lacrar todos os sistemas do processo eleitoral. É um evento público no qual o TSE assina digitalmente todos os sistemas que serão usados nas eleições.

Durante toda a semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI) fará a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a sua perfeita integridade e funcionamento.

O foco do TSE é na confiabilidade do processo, para garantir ao eleitor que, no momento em que o voto é registrado na urna, seja computado de forma totalmente segura.

Nessa fase, são assinados e lacrados os programas relacionados ao Sistema Transportador – que transmite os dados registrados nas urnas eletrônicas ao mecanismo de totalização de votos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – e ao conjunto de softwares da urna eletrônica que serão utilizados nas eleições de outubro.

No encerramento do evento, marcado para sexta-feira (2), às 18h, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e, logo após, serão armazenados na sala-cofre do Tribunal.

A cerimônia é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turno das eleições, marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente.

CNN Brasil

AnuncieAqui_Movel
Ediuny_Oliveira_Movel
Optica_Emporio
Cartão
App
Copiadora-Miranda_Banner_B
RadiosNet_Fixo
HSHOT_500
Drogaria Betesta
DN_Servicos_Fixo_2
MiniprecoFixo
JM-VARIEDADES
MercadinhoDeusProvera
Anuncie Aqui
CX_Radios_Fixo
Radio_Box_Fixo
OpticaEmporio
Guedes-Motos
Eduardo-Auto-Pecas
Ediuny_Oliveira_Live
Radios_Online_Fixo
Banner 87
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare