Blog Guamaré News

Eleições 2022: Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira

Foto: Rádio Senado/Reprodução

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável.

A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro cidadão, prejudicando assim o livre exercício do voto. Quem for pego praticando o delito poderá ser preso pela autoridade policial.

A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. O artigo é o mesmo que veda a prisão de candidatos, fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos nos 15 dias que antecedem o pleito.

A polícia também não está impedida de prender quem já tenha sido condenado por crime hediondo – por exemplo, tráfico, homicídio qualificado, estupro, roubo a mão armada, entre outros (Lei 8.072/1990). A proibição de prisões também só atinge quem for eleitor, ou seja, quem tiver gozo do direito político de votar.

No caso de qualquer prisão, a partir desta terça-feira (26) a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de reclusão.

Agência Brasil

SindSerg_Materias
SindSerg_Lateral
Radio_Box_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
HSHOT_500
CX_Radios_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Guedes-Motos
Copiadora-Miranda_Banner_B
EliasRaioX
Pagode & Cia_Lateral
App
JM-VARIEDADES
Almoçando com Musicas
Anuncie Aqui
MercadinhoDeusProvera
Drogaria Betesta
Radios_Online_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
RadiosNet_Fixo
LBV_Lateral
Show da Manha