Eleições 2022: Certidão de quitação eleitoral volta a ser emitida

Foto Marcello Casal Jr\Agência Brasil – Título de eleitor digital,e-Título

A partir desta segunda-feira (10), o eleitor já pode voltar a emitir a certidão que comprova estar quite com as obrigações eleitorais. O documento pode ser emitido pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, bem como nos celulares, por meio do aplicativo e-Título.

A emissão ficou suspensa na semana posterior ao primeiro turno das eleições, de 3 a 9 de outubro, conforme as normas eleitorais. Isso ocorrerá de 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno de votação.

Sem estar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor pode ficar impedido de se inscrever em concurso ou de tomar posse em cargo público, por exemplo. Quem já tem emprego público pode ficar sem receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, entre outras vedações. A emissão de passaporte, por exemplo, também exige a regularidade eleitoral, embora não seja necessário apresentar a certidão.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio de multas.

Eleições 2022

Ediuny_Oliveira_Movel
WebRadio_APP
Drogaria_Betesda_Movel
App
RadiosNet_Fixo
Banner 87
MercadinhoDeusProvera
Show da Manha
OpticaEmporio
MiniprecoFixo
Cartão
DN_Servicos_Fixo_2
HSHOT_500
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
JM-VARIEDADES
Drogaria Betesta
Radio_Box_Fixo
Radios_Online_Fixo
Anuncie Aqui
Eduardo-Auto-Pecas
Guedes-Motos
Ediuny_Oliveira_Live
CX_Radio_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
CX_Radios_Fixo