Eleições 2022: Ao menos 13 capitais vão oferecer transporte gratuito no 2º turno

Foto reprodução

Em 30 de outubro, ao menos 13 capitais vão oferecer transporte público gratuito para o 2º turno das eleições. O Poder360 fez um levantamento nos 26 Estados e no Distrito Federal.

A medida contempla uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou que prefeitos e empresas liberem o acesso da população ao serviço sem caracterizar crime eleitoral. A Corte formou maioria na quarta-feira (19.out.2022) para confirmar uma determinação do ministro Roberto Barroso sobre o tema.

Mesmo com a autorização do STF, algumas cidades decidiram manter a cobrança da tarifa de transporte, a exemplo de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), capitais dos 2 maiores colégios eleitorais do Brasil.

A cidade de São Paulo, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve mais votos que o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), no 1º turno, não oferecerá transporte público gratuito em 30 de outubro. A SPTrans, empresa que administra os ônibus do município, disse que a medida não é viável.

Já Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), que estão entre as 5 cidades com mais eleitores, permitirão o acesso gratuito a ônibus e metrôs.

Eis a lista com a definição de cada uma das 27 capitais brasileiras até o momento:

Poder360

Drogaria_Betesda_Movel
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Almoçando comMusicas
RadiosNet_Fixo
MercadinhoDeusProvera
DN_Servicos_Fixo_2
CX_Radios_Fixo
JM-VARIEDADES
Ediuny_Oliveira_Live
HSHOT_500
App
Cartão
Drogaria Betesta
Anuncie Aqui
OpticaEmporio
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radio_Box_Fixo
CX_Radio_Fixo
Radios_Online_Fixo
Show da Manha
MiniprecoFixo
Eduardo-Auto-Pecas
Banner 87
Copiadora-Miranda_Banner_B
Guedes-Motos