Nesta quarta-feira (23), o município de João Câmara foi palco do I Seminário de Educação Profissional e Desenvolvimento Territorial do Mato Grande. O encontro trouxe à tona discussões relevantes sobre a relação entre educação e desenvolvimento regional, com ênfase no papel estratégico do setor empresarial em oferecer experiências práticas e abrir novas oportunidades para estudantes da região.
O seminário, organizado pela 16ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), em parceria com as escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), reuniu lideranças educacionais, políticas e representantes de instituições parceiras. O principal objetivo foi explorar as potencialidades e os impactos da educação profissional e tecnológica no desenvolvimento territorial do Mato Grande.
“Aqui se consolida um espaço de articulação de estratégias para o crescimento regional, visando aproximar a educação do setor produtivo e construir um futuro mais próspero para o Mato Grande e para seus jovens”, afirmou a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, durante seu discurso de abertura.
A secretária também aproveitou a ocasião para anunciar a ampliação da rede de educação profissional: a Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt passará a ofertar o curso técnico integrado de sistemas de energia renovável, em tempo integral.
A prefeita de Jandaíra, Marina Marinho, foi responsável pela conferência de abertura, abordando o tema “Potencial de Desenvolvimento do Território do Mato Grande”. A conferência trouxe uma análise estratégica sobre o desenvolvimento local, sendo mediada pelo professor Abdon Silva.
“Precisamos discutir o desenvolvimento da nossa região, que possui grande potencial, mas ainda enfrenta desafios nos indicadores sociais e educacionais. Estamos aqui para mudar essa realidade, porque são as pessoas que fazem a diferença”, destacou Romeyka Priscila, diretora da 16ª DIREC, que abrange a região de João Câmara.
Entre os principais pontos debatidos, foi enfatizada a necessidade de uma maior articulação entre educação e mercado de trabalho, visando promover um desenvolvimento sustentável e duradouro para o Mato Grande. A formação técnica e profissional foi apontada como um elemento crucial para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e para o fortalecimento da economia local.
Dinária da Silva Bezerra, estudante do curso de Administração da Escola Estadual Capitão José da Penha, em João Câmara, viu o seminário como uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional. “Esse evento vai contribuir não só para o meu desenvolvimento acadêmico, mas também profissional, abrindo portas para estágios e contatos diretos com empresários e pessoas influentes”, disse a estudante. “Estamos sendo observados, o que nos motiva a dar o nosso melhor. Isso certamente trará mais visibilidade para o curso e para a nossa escola”, acrescentou.
Com a participação de diversos atores sociais e educacionais, o seminário foi considerado um marco nas discussões sobre o papel da educação profissional no desenvolvimento regional. O evento reforçou o compromisso da SEEC e de seus parceiros em promover a transformação social e econômica do Mato Grande.
📋Da Redação