Educação: Reajuste de bolsas de pesquisa deve ser anunciado até fim do mês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião com reitores das universidades federais do país e dos institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto. – Foto Mrcelo Camargo/Agência Brasil

Com discurso em defesa do financiamento estudantil na graduação e pela autonomia das universidades federais, o presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira (19), representantes de mais de cem instituições federais de ensino superior de todo o país.

Durante o evento no Palácio do Planalto, o presidente defendeu mais acesso da população às universidades e disse que vai retomar os investimentos no FIES, Fundo de Financiamento Estudantil.

Diante de dezenas de reitores, Lula garantiu que as universidades federais voltarão a ter autonomia e que a escolha para esse cargo, nas instituições, vai ser por votação.

Um dos convidados para o evento era o presidente da ANDIFES, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Ricardo Marcelo Fonseca. Ele destacou que as universidades federais estão a serviço do Brasil.

Também presente no encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, citou desafios para a ampliação e oferta de vagas na graduação e no combate à evasão no ensino superior.

O ministro ainda destacou que o reajuste das bolsas de pesquisa para graduação e pós-graduação, da CAPES e do CNPQ, está em análise e deve ser anunciado até o fim de janeiro.

EBC

LBV Campanhas
Drogaria_Betesda_Movel
Copiadora_Miranda_Movel
JM-VARIEDADES
App
Cartão
Pagode & Cia_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
OpticaEmporio
Drogaria Betesta
Ediuny_Oliveira_Live
Show da Manha
Almoçando com Musicas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MercadinhoDeusProvera
Casa Durval Paiva_Fixo
Guedes-Motos
Anuncie Aqui
Radio_Box_Fixo
RadiosNet_Fixo
AlphaColor_Lateral
DN_Servicos_Fixo_2
Radios_Online_Fixo
CX_Radios_Fixo
HSHOT_500
Eduardo-Auto-Pecas
MiniprecoFixo