Guamare News

Economia: Vem ai a nova gasolina no Brasil! O que isso muda no meu dia a dia?

Foto – Tomaz Silva – Agência Brasil

*CANAL DO ERREJOTA

A Petrobras anunciou que já está pronta para produzir a gasolina com a nova especificação determinada pela ANP – Órgão máximo regulador do mercado de combustíveis no Brasil. Com essa nova formulação da gasolina, de acordo com os técnicos da Petrobras, os carros brasileiros terão melhor desempenho, maior durabilidade dos motores e um rendimento maior do que a gasolina comercializada atualmente. Mas é isso mesmo? As mudanças são bem especificas e, sendo de decisão comercial ou não, vão impactar diretamente no bolso dos consumidores.

As principais mudanças estão na octanagem, na densidade e a destilação. A octanagem é o índice de resistência que a gasolina tem a detonação por pressão. Esse índice é importante para ter um melhor aproveitamento da queima do combustível e assim evitar problemas no motor. A densidade mínima aumentada impede adulterações com a utilização de solventes de menor densidade que são mais baratos e por fim o ponto de destilação que também contribui para um melhor desempenho.

Quando essa gasolina entrar no mercado brasileiro estará se igualando aos padrões utilizados na Europa e EUA. Apesar de não termos a mesma quantidade de etanol anidro utilizado de forma igual, ainda assim, segundo especialistas a qualidade da nossa gasolina, que já tem um nível bom, vai melhorar em muito. Também temos especialistas que refutam a informação da Petrobras de maior rendimento.

A nova gasolina está sendo apresentada como uma gasolina mais cara, porém que promete um rendimento superior a usada hoje de até 6%. Segundo Anelise Lara, diretora de refino e gás natural pela Petrobras, este rendimento pode superar o aumento de preço que a nova gasolina terá e assim reduzir o impacto no bolso do consumidor. Mas será que é isso mesmo?

A maior octanagem pode sim melhorar o desempenho do motor evitando assim problemas e manutenção em maior escala, porém essa medida não tem impacto nos motores de menores potencias e assim esse rendimento prometido pode não vir para a maioria dos consumidores. Existem diversos aspectos que favorecem ou não a redução de consumo e essa variação não deixa determinar um numero preciso. Se alguém achar que essa nova gasolina traz mais força ao motor e assim abusar nas acelerações pode ter um efeito inverso no quesito rendimento.

O que está por trás de uma decisão dessas num momento difícil como esse da pandemia? Poderíamos citar diversos fatores, como por exemplo a pressão das montadoras que tem carros produzidos com motores de padrão internacional, claro que para baratear a linha de montagem, e com isso estão tendo problemas com a nossa gasolina atual e, defendendo seus interesses, fizeram lobby para poder alterar essas especificações. Outro ponto defende que com essa mudança diminui a quantidade de oferta para se importar gasolina e assim a Petrobras se mantem no alto do controle da cadeia como o principal fornecedor de gasolina do Brasil. Devemos lembrar que está para serem vendidas 8 refinarias e assim o mercado pode se tornar mais competitivo. Quando se restringe a importação tira-se diversos players de circulação e assim se condensa uma espécie de “monopólio legalizado”. E ainda existe a proteção contra a adulteração de produto, alegada como um dos fatores principais para a mudança na densidade da gasolina.

Controle do mercado, lobby das Montadoras, ou controle de fraude? A verdade é que não se pode afirmar nem um nem outro. Os fatos é que A nova gasolina terá qualidade melhor da que existe hoje, as fraudes serão mais detectáveis com testes mais simples e os motores respirarão mais aliviados com uma queima de combustível mais equilibrada e no final das contas serão os consumidores que pagarão mais caro por algo melhor. Resta saber se todos que vão pagar receberão e terão esses benefícios.

*Roberto James, Administrador de empresas, Especialista em comportamento do consumidor, Mestrando em Psicologia pela UNP, Canal do eRreJota

 

 

 

Siga as nossas redes sociais=> Fan Page<= / =>Fan groups<= / =>Twitter<= / =>Blog Instagram<= / =>Web Radio Instagram<= / =>Site da Web Radio <= => SoundCloud <==>Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão 3.1, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Portal Web Radio Gmr NewsPortal RadiosNetPortal RadiosCastPortal CXRadioPortal As Melhores RádiosPortal Rádios Na Net,Portal Online Radio, OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!