Economia: RN tem mais beneficiários do Auxílio Brasil que pessoas com carteira assinada

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Atualmente, no Rio Grande do Norte, o número de beneficiários do Auxílio Brasil é maior do que o de trabalhadores com carteira de trabalho assinada. São 462.066 potiguares empregados formalmente e 518.145 famílias cadastradas no programa social.

Desde abril de 2022, ao se comparar o banco de dados do governo federal, há mais famílias recebendo o benefício do que pessoas com carteira assinada.

Na situação em que o estado se encontra, é melhor ter o benefício do que não ter, avalia o economista William Pereira. “Quando a gente tem o Auxílio Brasil com maior volume do que carteira assinada, significa dizer que estamos em um contexto não muito adequado, onde a ajuda da União está socorrendo as pessoas que estão em situação de pobreza e miséria. Então, é melhor ter o Auxílio Brasil do que não ter. Mas, quando ele supera o número de trabalhadores com carteira assinada, significa que a situação econômica do RN não é das melhores. Como o valor pago no Auxílio Brasil (em média R$ 607,01) é menor que o salário mínimo (R$ 1.212), isso implica em menor volume de consumo, menor volume de vendas no atacado e no varejo”, explica o economista.

Para Sandra Gomes, professora de políticas públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse crescimento tem a ver com o aumento do número de beneficiários do Auxílio Brasil em julho deste ano. “Tem a ver com o movimento do governo Bolsonaro, às vésperas da eleição, de atender todo um cadastro que estava represado. Mais famílias foram incluídas“, disse.

Novo Notícias

Casa Durval Paiva
CompreBem_Movel
WebRadio_Site_Movel
AlphaColor_Lateral
Drogaria Betesta
CX_Radios_Fixo
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Cartão
Almoçando com Musicas
App
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Pagode & Cia_Lateral
Guedes-Motos
OpticaEmporio
Ediuny_Oliveira_Live
MiniprecoFixo
Show da Manha
JM-VARIEDADES
Radio_Box_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
Anuncie Aqui
HSHOT_500
Radios_Online_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
MercadinhoDeusProvera
DN_Servicos_Fixo_2