Economia: Quase 80% dos lares do Brasil estão com dívidas financeiras

Foto Marcello Casal Jr\Agência Brasil – Real Moeda brasileira

Os lares brasileiros com dívidas a vencer chegaram a 79,3% em setembro. O aumento de 5,3 pontos percentuais é o terceiro seguido do ano. Na comparação com setembro de 2021, a proporção de endividados também reduziu o ritmo de crescimento. As informações fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

Em setembro, a proporção de endividados entre os consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos aumentou 0,4% e atingiu 80,3%, a maior da série histórica da Pesquisa. Nas famílias com renda maior, a proporção de endividados manteve-se estável em setembro, porém cresceu mais na comparação anual do que entre as famílias de menor renda. A economista da CNC responsável pela apuração, Izis Ferreira, explica o que há por trás desse maior endividamento.

Nas dívidas diretas com o varejo, o volume de endividados nos carnês de loja cresce desde maio. No recorte por faixa de renda, a proporção de endividados nos carnês entre quem tem rendimento até 10 salários mínimos atingiu o maior volume desde fevereiro.

As mulheres são as mais endividadas no cartão de crédito e no cheque especial. Já o homens, superam as mulheres em débitos relacionados a carnês de loja, crédito pessoal, financiamentos e crédito consignado.

EBC

Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Elias_Raio_X_Movel
AnuncieAqui_Movel
Eduardo-Auto-Pecas
JM Variedades_Niver_1
DN_Servicos_Fixo_2
Show da Manha
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MiniprecoFixo
Radio_Box_Fixo
JM-VARIEDADES
Copiadora-Miranda_Banner_B
RadiosNet_Fixo
Cartão
Banner 87
Drogaria Betesta
Radios_Online_Fixo
App
OpticaEmporio
Guedes-Motos
Ediuny_Oliveira_Live
CX_Radios_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Anuncie Aqui
HSHOT_500