Economia: Produção da indústria brasileira teve queda de 0,1% em novembro

Indústria têxtil foi um dos segmento que pressionou queda do setor em novembro — Foto: Divulgação

A produção da indústria brasileira caiu 0,1% em novembro de 2022, na comparação com outubro. A queda veio depois de uma alta de 0,3% em outubro. O dado, da Pesquisa Mensal Industrial, foi divulgado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, pelo IBGE.

A produção também apresentou resultados negativos na média móvel trimestral, no acumulado de janeiro a novembro e no acumulado de 12 meses, no qual teve a maior queda: de 1%. Na comparação com novembro de 2021, no entanto, houve alta de 0,9%.

Na passagem de outubro para novembro, 11 das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram queda. Os principais resultados negativos vieram dos setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com -6,5%, produtos têxteis, com baixa de 5,4%, confecção de artigos do vestuário e acessórios, que caiu 3,8%. Ao mesmo tempo, 15 atividades tiveram alta, com destaque para: bebidas, com alta de 10,3% e produtos alimentícios, que teve aumento de 3,2%.

 O gerente da pesquisa industrial mensal, André Macedo, avalia que as recentes perdas podem dificultar a recuperação do setor.

Também apresentaram alta os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo, com 0,8%, e os bens intermediários: insumos industrializados usados no setor produtivo, com 0,4%.

EBC

Ediuny_Oliveira_Movel
Optica_Emporio
Copiadora_Miranda_Movel
CX_Radios_Fixo
AlphaColor_Lateral
HSHOT_500
Guedes-Motos
Anuncie Aqui
Cartão
DN_Servicos_Fixo_2
Ediuny_Oliveira_Live
JM-VARIEDADES
Radios_Online_Fixo
Almoçando com Musicas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MiniprecoFixo
Eduardo-Auto-Pecas
Radio_Box_Fixo
Show da Manha
Copiadora-Miranda_Banner_B
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera
App
Pagode & Cia_Lateral
OpticaEmporio