Economia: Primeiro repasse do FPM em 2023 apresenta queda de 4,2%

FPM. Foto: Arquivo/CNM

As prefeituras de todo o Brasil recebem quase R$ 5,2 bilhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nesta terça-feira (10). Trata-se do primeiro repasse do fundo em 2023, que já conta com a atualização dos coeficientes de participação das cidades, de acordo com decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

O valor partilhado pelas prefeituras neste início de ano é 4,2% menor do que elas dividiram no mesmo período do ano passado. A queda no repasse foi a segunda consecutiva do fundo após uma sequência de 29 altas. A última vez que o FPM tinha caído foi no segundo decêndio de março de 2022.

Curva do FPM nos últimos dois meses

Decêndio Variação % real
1/Novembro 0,45
2/Novembro 59,94
3/Novembro 12,3
1/Dezembro 3,84
2/Dezembro 77,7
3/Dezembro – 5,36

A queda do FPM no primeiro decêndio de 2023 será ainda mais sentida pelos gestores cujos municípios foram “rebaixados” nas faixas de habitantes que o TCU leva em conta para a distribuição dos recursos.

“Tivemos uma decisão monocrática por parte do presidente do TCU que afetou bastante os municípios brasileiros, que tiveram uma diminuição das receitas do FPM. Isso, somado a uma queda em relação ao primeiro decêndio do ano passado, dá um efeito bem deletério às contas desses municípios”, avalia Cesar Lima, especialista em orçamento público.

O município mineiro de Manhuaçu teve seu coeficiente de participação reduzido por conta da diminuição da população, de acordo com o IBGE. Por isso, a cidade vai ter prejuízo dobrado, se considerada a queda geral do FPM.

A prefeita da cidade, Maria Imaculada, disse que  os agentes municipais de saúde estão auxiliando os recenseadores na estratégia para coletar os dados. “Nós colocamos agentes de saúde orientando o pessoal do IBGE e mostrando a eles alguns pontos, como algumas residências, porque talvez eles viam uma casa na frente, mas nos fundos tem duas, três. Então, nós colocamos essa ajuda para ver se revertemos a situação. Em um bairro em que essa estratégia foi feita essa semana já houve uma diferença [no número de habitantes], não muito grande, mas houve”, pontua.

Fonte: Brasil 61

Eduardo_Auto_Pecas_Movel
CompreBem_Movel
Ediuny_Oliveira_Movel
Eduardo-Auto-Pecas
OpticaEmporio
Copiadora-Miranda_Banner_B
Pagode & Cia_Lateral
AlphaColor_Lateral
Anuncie Aqui
HSHOT_500
CX_Radios_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Guedes-Motos
JM-VARIEDADES
Radio_Box_Fixo
RadiosNet_Fixo
Almoçando com Musicas
Radios_Online_Fixo
App
Ediuny_Oliveira_Live
Casa Durval Paiva_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Show da Manha
MercadinhoDeusProvera
Drogaria Betesta
Cartão
MiniprecoFixo