Economia: Presidente do Instituto Mises Brasil diz que rever autonomia do Banco Central é uma “decisão muito ruim”

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

“É uma intenção muito ruim essa de rever a independência do Banco Central”. Helio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil, também argumenta em favor do protagonismo do Bacen na condução da política monetária. Quando o Bacen não é autônomo, o presidente da República pode interferir nos juros visando apenas popularidade sem se preocupar com as consequências de tal decisão, alerta o especialista.

O economista diz que baixar a taxa de juros sem embasamento técnico pode ser bom para a economia no curto prazo, mas terá efeitos negativos no futuro. “Isso pode ser muito destrutivo, porque a despeito de um crescimento inicial que essa redução de taxa de juros ocasiona, isso é insustentável e gera inflação e recessão depois de um tempo”.

Helio Beltrão lembra de outros momentos em que esse efeito pode ser observado. “Se você diminui as taxas de juros de forma artificial, isso, inicialmente, gera uma animação econômica, que não tem sustentação. Vai gerar inflação e recessão em seguida. Foi o que aconteceu entre 2010 e 2015, quando o Tombini [ex-presidente do Bacen] – muito pressionado pela [ex-presidente] Dilma – baixou a Selic de 14% para 7%, e causou aquela animação e depois a gente pagou a conta com a pior recessão da história do Brasil.”

Leia mais
WebRadio_APP
WebRadio_Site_Movel
Drogaria_Betesda_Movel
Almoçando com Musicas
RadiosNet_Fixo
MiniprecoFixo
Radios_Online_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
Casa Durval Paiva_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Anuncie Aqui
Show da Manha
App
AlphaColor_Lateral
SindSerg_Lateral
JM-VARIEDADES
HSHOT_500
Ediuny_Oliveira_Live
Pagode & Cia_Lateral
CX_Radios_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
OpticaEmporio
MercadinhoDeusProvera
LBV_Lateral
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radio_Box_Fixo
Drogaria Betesta
Guedes-Motos