Economia: Petrobras terá seu sexto presidente em três anos; confira lista de diretores

Jean Paul Prates – Créditos da Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Com a demissão de Jean Paul Prates da Petrobras, a empresa terá seu sexto presidente em pouco mais de três anos. O cargo será assumido por Magda Chambriard, segundo o blog da Natuza Nery.

Prates foi demitido pessoalmente por Lula (PT). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estava presente. A avaliação do governo é que a situação de Prates ficou insustentável.

Segundo fontes, Lula já havia decidido pela demissão de Prates após uma sequência de desentendimentos com o governo. O agora ex-presidente da petroleira não se entendia com Silveira há muito tempo.

Troca de diretorias

A dança das cadeiras da Petrobras começou no governo de Jair Bolsonaro (PL), em uma tentativa de combate à subida dos preços dos combustíveis.

Agora, tem como pano de fundo a gestão financeira da empresa, que deixou de pagar dividendos extraordinários em sua última apresentação de resultados, e gerou uma cisão entre a diretoria e o governo.

O ex-presidente Bolsonaro demitiu o economista Roberto Castello Branco em fevereiro de 2021. De lá para cá, foram outros quatro nomes oficiais, além de dois interinos e um indicado que nunca assumiu.

Relembre a cronologia dos presidentes da estatal

  • ROBERTO CASTELLO BRANCO: O economista foi o primeiro a assumir o comando da Petrobras, indicado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes logo após as eleições.
  • JOAQUIM SILVA E LUNA: o nome indicado por Bolsonaro para substituir Castello Branco foi o general Joaquim Silva e Luna. O militar tomou posse do cargo em abril de 2021.
  • JOSÉ MAURO COELHO: Em abril, o governo indicou José Mauro Coelho para assumir o comando da estatal. O executivo assumiu a presidência da Petrobras no dia 14 daquele mês.
  • CAIO PAES DE ANDRADE: Para o lugar de Coelho, foi indicado um auxiliar do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Paes de Andrade ocupava o cargo de secretário de Desburocratização.
  • JEAN PAUL PRATES: Então senador da República, Prates já era apontado como o principal cotado para o comando da Petrobras desde a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato.

Nova diretoria

O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou a engenheira Magda Chambriard para exercer o cargo de presidente da Petrobras, em substituição a Jean Paul Prates.

Magda é engenheira química e civil e iniciou sua carreira na Petrobras em 1980. Foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. Tornou-se diretora da ANP em 2008. Em 2012, chegou à diretoria-geral da agência no governo Dilma Roussef.

De acordo com ofício enviado à Petrobras pelo Ministério das Minas e Energia, a indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, com apreciação pelo Comitê de Pessoas e pelo Conselho de Administração.

Portal G1

Leia também

👉 Politica: Presidente Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras

AnuncieAqui_Movel
LBV Campanhas
SindSerg_Materias
CX_Radios_Fixo
Drogaria Betesta
Ediuny_Oliveira_Live
Eduardo-Auto-Pecas
HSHOT_500
Almoçando com Musicas
Radios_Online_Fixo
LBV_Lateral
Guedes-Motos
EliasRaioX
Show da Manha
Casa Durval Paiva_Fixo
Radio_Box_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MercadinhoDeusProvera
RadiosNet_Fixo
App
Copiadora-Miranda_Banner_B
JM-VARIEDADES
Pagode & Cia_Lateral
Anuncie Aqui
Sao_Joao_Monsenhor
SindSerg_Lateral