Economia: Parque eólico é operado apenas por mulheres no RN

Parque eólico tem apenas mulheres funcionárias — Créditos da Foto: Pedro Trindade/Inter TV

Um parque eólico localizado no Sertão Central do Rio Grande do Norte é operado completamente por mulheres. O empreendimento fica no município de Lajes, distante cerca de 130 quilômetros de Natal, e leva o nome de Parque Cajuína.

A equipe de trabalhadoras possui diferentes formações, como nas áreas de eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho, por exemplo. Elas possuem também cargos de liderança.

“Nunca me imaginei fazendo isso. Era algo distante. Sempre achei a área interessante, mas não tinha referências. Nas salas de aula dos cursos de capacitação, vemos uma ou duas mulheres, enquanto tem mais de 20 homens”, contou operadora mantenedora Maria Eduarda, de 24 anos.

“Mas a oportunidade de se capacitar e estudar é o que permite chegar onde desejarmos. Mostramos para outras meninas que eles também podem. Estamos aqui, e elas também podem”.

Seis mulheres são as responsáveis por realizar a manutenção da estrutura do parque eólico – analisar, identificar e corrigir falhas nos equipamentos. Juntas, elas foram o principal setor do complexo.

A estrutura do parque Cajuína pode chegar a 1,6 gigawatts. Para isso, é preciso que a energia passe pela subestação – onde elas atuam diretamente – antes de ser distribuída.

Portal G1