Economia: Novo Censo rebaixa populações e FPM de 863 cidades de todo o País

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prévia do Censo Demográfico de 2022 do IBGE causou a diminuição do coeficiente de 863 cidades no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com isso, esses municípios passam a receber menos recursos do fundo já a partir da próxima terça-feira (10), quando as prefeituras de todo o país partilham a primeira parcela do ano.

O impacto vem após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de considerar a recontagem populacional do IBGE atualizada até 25 de dezembro. Isso fez com que esses municípios fossem rebaixados de faixa de habitantes – critério usado para distribuição dos repasses do FPM –, o que vai diminuir os recursos recebidos via transferências do governo federal.

O município mineiro de Manhuaçu viu cair 92.074 para 88.787 o número de habitantes, na comparação entre a estimativa do IBGE em 2021 e a prévia do Censo. A prefeita Maria Imaculada discorda dos novos números.

“Nós prefeitos estamos muito preocupados, porque nós planejamos nosso orçamento de 2023 dentro daquela previsão que a gente recebia. Manhuaçu tinha 92 mil habitantes e voltou para 88,7 mil. Isso significa muita coisa. Daria mais de R$ 4,5 mi de prejuízo no ano. Se a gente não reverter essa situação, vai impactar na saúde, educação e no funcionalismo”.

Leia mais
Casa Durval Paiva
Copiadora_Miranda_Movel
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
App
CX_Radios_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Anuncie Aqui
Pagode & Cia_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas
Radio_Box_Fixo
Almoçando com Musicas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
HSHOT_500
Cartão
Casa Durval Paiva_Fixo
OpticaEmporio
AlphaColor_Lateral
Drogaria Betesta
Guedes-Motos
Show da Manha
MiniprecoFixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Ediuny_Oliveira_Live
MercadinhoDeusProvera
JM-VARIEDADES
RadiosNet_Fixo
Radios_Online_Fixo