Economia: Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 93,5% dos empregos em novembro de 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil-EBC

Estudo realizado pelo Sebrae a partir de dados disponibilizados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis, em novembro de 2022, por 93,5% dos empregos formais gerados no país. Segundo o levantamento, foram criados 135 mil postos de trabalho no mesmo período. Desse universo, 126 mil vagas estavam entre os pequenos negócios, o que corresponde a 93,5% das novas vagas.

O estudo mostra que, mesmo com a geração de empregos, o mês de novembro representou o segundo menor saldo de geração de trabalho de todo o ano. “Os 135 mil empregos criados na economia superaram apenas os 97 mil gerados no mês de março e representaram apenas 58% da média de geração de vagas de 2022, que era de 233 mil até outubro”, disse o Sebrae.

O destaque ficou para o setor de comércio das Micro e Pequenas Empresas que foi o grande gerador de empregos, com 84 mil postos criados. O saldo se deve, principalmente, em razão das festas de final de ano. Já o setor de Serviços, principal responsável pela geração de emprego ao longo do ano, ficou em segundo lugar com 53 mil vagas de trabalho.

Leia mais
Drogaria_Betesda_Movel
JM_Variedades_Movel
AlphaColor_Lateral
Casa Durval Paiva_Fixo
Drogaria Betesta
HSHOT_500
Radio_Box_Fixo
JM-VARIEDADES
MiniprecoFixo
RadiosNet_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Radios_Online_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Almoçando com Musicas
MercadinhoDeusProvera
Anuncie Aqui
App
AlphaColor_Lateral
Pagode & Cia_Lateral
CX_Radios_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Eduardo-Auto-Pecas
Cartão
OpticaEmporio
Guedes-Motos
Show da Manha
Copiadora-Miranda_Banner_B