Economia: Mais de 1 milhão de pessoas caíram na malha fina do IRPF 2022

Foto: Marcelo Camargo

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira a consulta para o último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, que vai ser pago no dia 30 de setembro. E é nesse momento que muita gente descobre que não vai receber a restituição porque caiu na malha fina do Leão. Esse ano, 1,032 milhão de pessoas estão nessas condições.

Geralmente, isso acontece porque houve algum problema na hora da declaração do imposto de renda, como explica o contador Rangel Francisco Pinto, representante do CFC, o Conselho Federal de Contabilidade: “pode ser por erro, tanto do contribuinte como da empresa em que o declarante trabalha.”

Todos os contribuintes podem cair na malha fina, inclusive aqueles que pagaram o imposto de renda e não têm restituição a receber. Quem está nessa situação precisa regularizar a pendência dentro do prazo estipulado pela Receita Federal. Caso o problema não seja resolvido a tempo, o contribuinte recebe uma notificação do órgão e estará sujeito a penalidades. O conselheiro Rangel Francisco Pinto explica que o contribuinte pode ser penalizado em até 100% do valor devido e o CPF pode ser suspenso. O representante do CFC também sugere a contratação de um profissional de contabilidade para ajudar nessas pendências com o Leão.

Para descobrir se a sua declaração do imposto de renda caiu na malha fina e saber quais são as pendências que precisam ser resolvidas, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC pelo endereço: cav.receita.fazenda.gov.br.

EBC

Almoçando comMusicas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Mercadinho Deus Proverá
Guedes-Motos
Banner 87
Radios_Online_Fixo
OpticaEmporio
CX_Radio_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Ediuny_Oliveira_Live
HSHOT_500
DN_Servicos_Fixo_2
App
Cartão
CX_Radios_Fixo
Drogaria Betesta
JM-VARIEDADES
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radio_Box_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Anuncie Aqui
Show da Manha
MiniprecoFixo
RadiosNet_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas