Economia: Justiça aceita pedido de recuperação judicial das Americanas

Foto Reuters/Ueslei Marcelino

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) informou nesta tarde (19) que foi aceito o pedido de recuperação judicial apresentado pelo Grupo Americanas. A decisão é do juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial da capital. Na semana passada, a descoberta de inconsistências contábeis no balanço fiscal do grupo resultou no pedido de demissão do presidente Sérgio Rial e do diretor de relações com investidores André Covre.

Ambos haviam sido empossados há pouco mais de uma semana, mas anunciaram a decisão de deixar os cargos ao estimar que havia um rombo de R$ 20 bilhões. A notícia gerou uma queda bruscas imediata de mais de 70% nas ações da Americanas cotadas na Bolsa de Valores. O anúncio do pedido de recuperação judicial também impactou os ativos, que desvalorizaram hoje quase 40%. Na petição apresentada ao TJRJ, o grupo calcula que as inconsistências contábeis devem elevar as dívidas para um montante em torno de R$ 40 bilhões.

A recuperação judicial é solicitada quando uma empresa se encontra em dificuldades financeiras. Com o pedido aceito, eventuais execuções judiciais de dívidas são paralisadas por 180 dias e a empresa deverá apresentar em 60 dias uma proposta que inclua formas de pagamento aos credores e uma reorganização administrativa, de forma a evitar que a situação se agrave e chegue a um cenário de falência. A lista completa dos mais de 16 mil credores deverá ser entregue em 48 horas.

O Grupo Americanas é composto pelas empresas Americanas S.A., B2W Digital Lux e JSM Global. Elas são responsáveis por marcas variadas que realizam vendas a varejo e por meio da internet, tais como as Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Hortifrutti, entre outras. Segundo a petição apresentada ao TJRJ, juntas elas atingem mais de 50 milhões consumidores.

Leia mais
Copiadora_Miranda_Movel
Optica_Emporio
AnuncieAqui_Movel
CX_Radios_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
Pagode & Cia_Lateral
Anuncie Aqui
Copiadora-Miranda_Banner_B
Drogaria Betesta
Ediuny_Oliveira_Live
Casa Durval Paiva_Fixo
JM-VARIEDADES
Cartão
Radios_Online_Fixo
RadiosNet_Fixo
MiniprecoFixo
Guedes-Motos
MercadinhoDeusProvera
AlphaColor_Lateral
HSHOT_500
Show da Manha
Radio_Box_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
DN_Servicos_Fixo_2
OpticaEmporio
App
Almoçando com Musicas