Economia: Intenção de consumo das famílias natalenses tem 6ª alta seguida em setembro

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (23) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que, em setembro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta pelo sexto mês seguido em Natal.

O índice alcançou 84,8 pontos, com crescimento de 32,1% em relação a setembro do ano passado (64,2 pontos). Este é o sexto mês seguido de variações positivas nesta base de comparação. Em relação a agosto (85,3 pontos), houve queda (-0,6%).

Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a trajetória de crescimento da intenção de consumo das famílias tem sido favorecida por diversos fatores.

“O aumento na intenção de consumo das famílias pode ser explicado basicamente por três fatores. A redução do desemprego, mesmo que ainda tímida; a queda na inflação; e, por fim, a proximidade do período de final de ano, que traz além de um incremento de renda, um clima mais propenso ao consumo”, comentou Queiroz.

Na avaliação por faixa de renda, as famílias com ganhos acima de 10 salários mínimos, a intenção de consumo de setembro de 22 (80,8 pontos) cresceu 31,8%, em relação a setembro de 2021 (61,3 pontos), e caiu 1,1% na comparação com agosto de 22 (81,7 pontos).

O ICF nacional alcançou 84,4 pontos em setembro de 2022, superando novamente os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores e mantendo a tendência de alta, iniciada em janeiro deste ano.

Novo Notícias

JM Variedades_Niver_2
DN_Service_Movel
WebRadio_Site_Movel
Anuncie Aqui
App
JM Variedades_Niver_1
Radios_Online_Fixo
OpticaEmporio
MiniprecoFixo
HSHOT_500
Eduardo-Auto-Pecas
MercadinhoDeusProvera
CX_Radios_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Cartão
Banner 87
DN_Servicos_Fixo_2
Show da Manha
Radio_Box_Fixo
RadiosNet_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
JM-VARIEDADES
Copiadora-Miranda_Banner_B
Guedes-Motos
Drogaria Betesta