Economia: Desempenho do Estado cai em quatro pilares de desenvolvimento

Aeroporto de Natal (Aeroporto Embarque ) Foto/adriano abreu

Apesar de ter registrado bom desempenho na maioria dos pilares do Ranking de Competitividade 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em outros quatro o Rio Grande do Norte não performou bem: Capital Humano (caiu 3 posições), Solidez Fiscal (menos 2 posições), Educação (queda de 2 colocações) e Sustentabilidade Ambiental (perdeu 1 posição).

Em 2021, esses pilares ocupavam, respectivamente, a 6ª, 25ª, 16ª e 23ª colocações, passaram para o 9º, 27º, 18º e 26º lugares, nesta ordem, este ano.

Indicadores como População Economicamente Ativa com Ensino Superior, Qualificação dos Trabalhadores (dentro do pilar Capital Humano), Avaliação da Educação, IDEB e Taxa de Frequência Líquida, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio (dentro do pilar Educação), integram os pilares com menor desempenho e tiveram queda no ranking de 2021.

Além disso, também não foram bem avaliados os índices de Coleta Seletiva, Tratamento de Esgoto, Destinação do lixo (dentro do pilar Sustentabilidade Ambiental), Poupança Corrente, Taxa de Investimentos e Regra de Ouro (dentro do pilar Solidez Fiscal).

No âmbito da Solidez Fiscal foram registradas as quedas mais expressivas e é uma dos pilares ao qual o Estado deve ficar mais atento, de acordo com Cepeda. A taxa de investimentos, que compõe o pilar, caiu oito posições em relação ao levantamento anterior, passando da 32ª para a 24ª colocação.

Tribuna do Norte

Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
DN_Service_Movel
LBV Campanhas
JM-VARIEDADES
OpticaEmporio
MiniprecoFixo
Anuncie Aqui
Ediuny_Oliveira_Live
Copiadora-Miranda_Banner_B
App
CX_Radios_Fixo
Radios_Online_Fixo
HSHOT_500
Banner 87
MercadinhoDeusProvera
DN_Servicos_Fixo_2
Cartão
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Drogaria Betesta
Guedes-Motos
Eduardo-Auto-Pecas
RadiosNet_Fixo
Radio_Box_Fixo