Economia: Conta de luz vai subir até 36% com ‘herança’ e aumento de custos

Foto reprodução/Conta de energia elétrica

Mesmo com a aprovação de medidas para segurar os aumentos na conta de luz, os reajustes tarifários de energia homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas últimas semanas superaram de forma significativa os do mesmo período do ano passado, com aumentos de até 36%. Os porcentuais foram empurrados para cima por uma combinação de fatores, que vão desde custos financeiros “herdados” do ano passado ao aumento de preços de energia e encargos.

Dos 26 processos analisados de julho a dezembro de 2021, dez resultaram em aumentos de dois dígitos, sendo o maior deles de 16,45%, da Enel Goiás. Neste ano, 16 reajustes alcançaram os dois dígitos, dos quais dez ficaram acima de 20%.

O maior efeito médio para os consumidres foi o da Equatorial Amapá, cujo reajuste médio de 36,08% foi aprovado na última terça-feira, 13, pela diretoria da agência reguladora. Segundo a área técnica da agência, a alta é atribuída principalmente à CVA Energia (conta de compensação da variação dos custos de aquisição de energia e outros itens da parcela A), com um efeito médio de 14,14%, e a retirada do diferimento financeiro de 2021.

Leia mais
CX_Radio_Movel
WebRadio_APP
Drogaria_Betesda_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
JM-VARIEDADES
Radios_Online_Fixo
App
Eduardo-Auto-Pecas
Ediuny_Oliveira_Live
Drogaria Betesta
Almoçando com Musicas
OpticaEmporio
HSHOT_500
AlphaColor_Lateral
Anuncie Aqui
RadiosNet_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Copiadora-Miranda_Banner_B
Radio_Box_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
CX_Radios_Fixo
MiniprecoFixo
Cartão
Show da Manha
Guedes-Motos
MercadinhoDeusProvera