Blog Guamaré News

Economia: Às vésperas das eleições, governo desbloqueia R$ 3,5 bilhões do orçamento secreto

Foto reprodução

O Ministério da Economia confirmou nesta terça-feira (13) que governo liberou um novo repasse de R$ 3,5 bilhões do Orçamento para as emendas parlamentares de relator, chamadas de orçamento secreto. O valor consta também da base de dados da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara.

A informação foi publicada inicialmente pelo jornal “Folha de S. Paulo”. O desbloqueio desse montante só foi possível graças a duas medidas provisórias assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto e a um decreto editado por ele na semana passada.

A liberação ocorre a menos de 20 dias das eleições. Com o desbloqueio, o governo pode empenhar os recursos, ou seja, garantir que os valores sejam pagos.

O orçamento secreto ganhou esse nome por ter critérios de distribuição menos definidos e execução menos transparente que as demais emendas parlamentares.

As emendas, previstas em lei, são parcelas do Orçamento da União que os parlamentares repassam para obras e projetos em estados e municípios. No caso do orçamento secreto, negociações dentro do Congresso definem os deputados e senadores que serão beneficiados.

g1

Eduardo_Auto_Pecas_Entre
Almoçando com Musicas_Entre
BannerRadioNews_Lateral
Casa Durval Paiva_Lateral
Anuncie Aqui_Lateral
SindSerg_Lateral
JM_Variedades_Lateral
CX_Radios_Lateral
App
EliasRaioX
RadiosNet_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas_lateral
Mercadinho_DeusProvera_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
Ediuny_Oliveira_Live
Pagode & Cia_Lateral
Show da Manha_Lateral
Radio_Box_Lateral
Radios_Online_Fixo
Drogaria Betesta_Lateral
LBV_Lateral