Direitos Humanos: Base aérea de terra Yanomami terá reforma para levar hospital à região

Foto Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou neste sábado (4) que não existe permissão e nenhuma autorização para exploração de minérios no território Yanomami. Segundo ela, todo garimpo na Terra Indígena é considerado ilegal. Ela reforçou a necessidade de acabar com o garimpo ilegal.

A declaração foi dada a jornalistas em Boa Vista, capital de Roraima. A ministra foi para a cidade neste sábado para verificar as ações realizadas no território Yanomami, que sofre com uma grave crise humanitária e sanitária.

Clique e ouça 🎧 a melhor programação 📲 do radio guamareense  👉 Radio Web Guamaré News

A ministra afirmou que a base aérea no Surucucu vai ser reestruturada para que possa receber aviões de maior porte. A medida vai possibilitar levar a infraestrutura para montar um hospital de campanha na região.

Segundo o coordenador do Centro de Operações de Emergência local, Hernanes Santos, a Casa de Saúde Indígena Yanomami tem 600 pessoas divididas entre pacientes e acompanhantes. São 50 indígenas internados entre hospital geral e hospital infantil. As duas equipes compostas por profissionais da Força Nacional do SUS, uma em Auaris e uma em Surucucu, fazem uma média de 70 atendimentos por dia cada uma.

EBC

CompreBem_Movel
CX_Radio_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
HSHOT_500
Pagode & Cia_Lateral
MiniprecoFixo
JM-VARIEDADES
Almoçando com Musicas
Copiadora-Miranda_Banner_B
AlphaColor_Lateral
DN_Servicos_Fixo_2
Eduardo-Auto-Pecas
Casa Durval Paiva_Fixo
OpticaEmporio
CX_Radios_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Show da Manha
Anuncie Aqui
LBV_Lateral
MercadinhoDeusProvera
Radio_Box_Fixo
App
Radios_Online_Fixo
Drogaria Betesta
RadiosNet_Fixo
SindSerg_Lateral
Guedes-Motos